Blog

6 pilares de gestão escolar para aplicar na sua escola

A Gestão Escolar é uma maneira de administrar a escola, a partir de uma visão estratégica. Seu principal objetivo é garantir uma otimização dos processos da instituição, melhorando tanto a qualidade de ensino oferecida aos alunos, como a satisfação dos profissionais empregados.

Para atingir esses resultados, a Gestão Escolar envolve 6 pilares que podem ser aplicados em qualquer instituição educacional. Quer saber quais são eles? Então, continue lendo e confira:

 

1. Gestão Pedagógica

 

A Gestão Pedagógica envolve uma análise de cada etapa do processo de aprendizado para definição dos padrões de ensino-aprendizagem que serão adotados pela escola.

Dessa forma, permite o planejamento dos propósitos, ou seja, dos objetivos educacionais, assim como das metodologias e dos conteúdos que serão aplicados para viabilizá-los.

 

2. Gestão Administrativa

 

A Gestão Administrativa se preocupa com as necessidades estruturais da escola. Assim, entram nessa questão, por exemplo:

– Cuidados com limpeza;

– Disponibilidade de materiais;

– Manutenção patrimonial;

– Acesso a tecnologias.

Essa organização estrutural é muito importante para que a escola mantenha um bom funcionamento e, assim, consiga otimizar outras gestões, sobretudo a pedagógica.

 

3. Gestão do Tempo

 

A Gestão do Tempo é um pilar necessário para qualquer negócio e, na escola, a situação não é diferente. Muitas vezes, os gestores educacionais passam grande parte do seu tempo de trabalho envolvidos com atividades rotineiras que poderiam ser automatizadas ou delegadas para outros profissionais.

Essa atitude prejudica o crescimento da escola, já que impede o uso do tempo para planejamentos a médio e longo prazo e priorização de ações. Aprendendo a fazer um controle melhor do tempo, é possível ser muito mais produtivo e desenvolver as tarefas com mais eficiência.

 

4. Gestão de Recursos Humanos

 

A Gestão de Recursos Humanos é outro pilar essencial para a Gestão Escolar, afinal, as pessoas estão vinculadas a todas as etapas do processo escolar.

Por isso, essa gestão olha para toda comunidade da escola, desde estudantes e professores até outros colaboradores, familiares de alunos e funcionários de empresas fornecedoras.

É importante interagir e pensar em estratégias que mantenham cada um deles envolvidos com a instituição, dando e recebendo o melhor dentro dessa relação.

 

5. Gestão da Comunicação

 

Gestão da Comunicação tem a intenção de garantir uma troca de informações eficiente entre as pessoas geridas pelos Recursos Humanos. Ou seja, busca garantir uma transmissão de informações de forma clara e objetiva, visando uma recepção eficiente como resultado.

Essa gestão deve acontecer tanto internamente, entre colaboradores, quanto externamente, com a comunidade escolar. Além de evitar diversos problemas, uma boa comunicação ainda melhora o rendimento dos profissionais e ajuda no fortalecimento de uma imagem positiva da instituição para a sociedade.

 

6. Gestão Financeira

 

Como apontado pelo próprio nome, a Gestão Financeira cuida dos recursos financeiros da organização escolar. Ela envolve o controle de gastos e de contas, inclusive pensando em estratégias para alcance de novos alunos.

Essa gestão é fundamental para o equilíbrio das finanças da escola e manutenção do negócio. Integrada com os outros 5 pilares, pode garantir que a instituição tenha um crescimento saudável e eficaz.

Agora que você já conhece os principais pilares de Gestão Escolar, é só começar a aplicar esse método na sua escola. E, se você quer mais dicas de otimização para a sua instituição, continue lendo nosso blog!

6 pilares de gestão escolar para aplicar na sua escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *