Blog

Gestão Financeira Escolar: Conheça a sua importância e saiba como aplicar na sua escola

A escola é um lugar de aprendizado, não podemos esquecer disso. No entanto, também devemos lembrar de toda a equipe técnica que é necessária para mantê-la em funcionamento. Os administradores, gestores e até os contadores que tomam conta das funções fiscais.

No fundo, uma instituição de ensino é uma empresa vendendo um serviço, e deve ser compreendida como tal para ter sucesso e oferecer um atendimento de qualidade. Em vista disso, elaboramos este pequeno artigo para você compreender a importância da gestão financeira escolar, e como aplicar no seu estabelecimento. Confira!

O que é gestão financeira escolar?

A gestão financeira escolar é o conjunto de técnicas e práticas que visam manter o controle das finanças da instituição. Trata-se de compreender, analisar e estudar a quantas anda o fluxo de caixa, contabilizando as entradas com matrículas, mensalidades ou quaisquer fontes alternativas, além de buscar todos os gastos envolvidos para a sua manutenção.

Por que é tão importante?

Por uma razão simples. A mesma pela qual qualquer empresa deve fazer uma gestão financeira eficiente. Manter a qualidade do serviço. Toda e qualquer escola deve, por lei, possuir um documento com as práticas políticas pedagógicas. São os princípios que guiam os professores e alunos a desenvolverem a aprendizagem da maneira como ela é vista pela instituição.

No entanto, é necessário entender que esse documento é um compromisso firmado pela escola, e deve ser cumprido em sua totalidade, e um balanço positivo das contas é necessário para que todas as ideias saiam do papel.

Ademais, com um controle rigoroso, inteligente e guiado, a instituição tem mais chances de manter a sua presença firme no mercado, como uma referência em educação. Caso contrário, poderá entrar em um espiral de dívidas, que compromete o seu funcionamento e pode decretar o encerramento das suas atividades.

Aplicando-a na prática

Para você entender melhor o que significa a gestão financeira escolar na prática, criamos uma pequena checklist com os passos essenciais para implementá-la na sua instituição de ensino.

Planeje antes que o ano letivo se inicie

Comece a pensar em todos os detalhes da instituição antes mesmo que os estudantes cheguem para as aulas. Confira quantos alunos estão matriculados, qual é a expectativa de crescimento, investimentos necessários e avaliação dos profissionais já contratados.

A chave para que qualquer caixa fique sempre positivo, é planejar cada passo. Com toda certeza, você mudará de ideia sobre algumas decisões ao longo do ano, por isso é necessário sempre manter uma reserva, e utilizá-la apenas quando for estritamente necessário.

Corte custos

Busque, identifique e corte qualquer gasto desnecessário. Mantenha apenas o que for investimento e que trará retorno para a escola, tanto no aspecto financeiro quanto educacional.

Avalie os custos de cada setor e como os gastos necessários podem ser reduzidos sem perder qualidade, mas, acima de tudo, lembre-se que o ensino de qualidade é tão importante quanto o balanço das contas.

Fique de olho no seu dinheiro

Não basta planejar com antecedência e não acompanhar os resultados. Você deve ficar de olho em cada entrada, mesmo as que já estão programadas, afinal, atrasos e inadimplências podem ocorrer a qualquer momento.

Preste atenção em cada centavo que sai, investigue desvios e, se o seu caixa estiver no vermelho, tome medidas para corrigir o mais rápido possível.

A gestão financeira escolar é importante para garantir o funcionamento da sua empresa, assim como uma qualidade superior no ensino. Conte com ferramentas tecnológicas e softwares ERP para garantir o controle máximo na sua gestão.

Nós da Amber Sistemas somos especializados em instituições de ensin. Acesse a nossa página e entre em contato para entender como podemos ajudá-lo.

Gestão Financeira Escolar: Conheça a sua importância e saiba como aplicar na sua escola

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *