Blog

Inovação: como aplicar esse conceito na sala de aula?

O que significa inovação na sala de aula? Sabemos que inovação é um conceito muito importante atualmente, mas normalmente fala-se sobre ela no contexto empresarial. Saiba que a inovação pode ser aplicada dentro da sala de aula, pois não se trata apenas de novas formas de entender o processo, como também uso das melhores ferramentas.

Nesse sentido, a pandemia mostrou como a tecnologia pode ser uma aliada na educação, colaborando para continuidade de várias instituições.

Assim, as aulas online possibilitaram manter o funcionamento das escolas e faculdades. Pensando nisso, vamos falar hoje sobre inovação e como aplicar esse conceito em sala de aula. Continue para saber mais:

 

O que significa ter inovação na sala de aula?

 

Inovação dentro da sala de aula tem a ver com dois aspectos principais: tecnologia e abordagem de ensino.

A tecnologia, como imaginamos, entra para facilitar as atividades e dar acesso a mais informações, um mundo de possibilidades. Isso pode entrar, por exemplo, no uso de materiais apenas online, por meio do compartilhamento em portais específicos da instituição.

Por outro lado, também está relacionado a uma prática diferenciada na relação entre aluno e professor. Nesse sentido, a abordagem do professor prioriza necessidades específicas dessa turma e busca maior participação dela durante o processo de ensino-aprendizagem.

Podemos pensar que a postura de professor que apenas leva conhecimento para retenção dos alunos é um tanto ultrapassada. Isso ocorre porque cada vez mais os estudantes têm encontrado autonomia e mais participação nas aulas.

 

Como aplicar a inovação durante as aulas?

 

Na ideia de romper com os modelos tradicionais de ensino, Clayton M. Christensen, professor de Harvard, trouxe o conceito de inovação disruptiva para sala de aula.

Isso quer dizer que ele defendeu novas práticas e novas ferramentas para melhorar o ensino. No contexto atual, contamos com várias ferramentas tecnológicas para colocar isso em prática.

A mudança de postura do professor, não como detentor de todo conhecimento, mas alguém que pode direcionar o ensino. Além do uso de tecnologia no dia a dia é como podemos aplicar inovação na sala de aula.

 

Quais as ferramentas ideais?

 

Diante desse conceito, é muito interessante pensar nos impactos positivos causados por toda essa inovação. Mas quais ferramentas podemos usar?

Nesse contexto entra o uso de sistemas nas plataformas online, o site onde o aluno tem acesso a materiais e suporte para aprendizado. Esse recurso serve para compartilhamento de atividades e direcionamento. Tudo a fim de complementar o trabalho feito presencialmente.

São ideias que não visam eliminar o ensino tradicional, mas melhorá-lo, a fim de atender de modo mais assertiva os estudantes atuais.

E sem falar que em meio a tantas tecnologias é um desperdício ignorar os avanços que temos todos os dias. Empresas são um exemplo de como as tecnologias mudaram os processos. Não poderia ser diferente nas salas de aula, certo?

Pois bem, neste post, falamos sobre a inovação e como aplicar na sala de aula. Se você possui uma instituição de ensino, deve ter muita atenção sobre estes conceitos e ferramentas. Afinal, chegaram para melhorar o processo de ensino-aprendizagem!

Inovação: como aplicar esse conceito na sala de aula?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *