Blog

Como incentivar o gosto da leitura nos alunos?

Diversas pesquisas apontam que os brasileiros leem pouco e, para mudar esse cenário, é essencial que as pessoas adquiram o costume de ler desde a infância. Porém, com novas tecnologias surgindo a cada dia, redes sociais e serviços de streaming, é natural que crianças e adolescentes se sintam pouco atraídos pelos livros.

Sabendo disso, os professores e demais profissionais da educação, têm o papel fundamental de reverter essa situação e despertar nos jovens a paixão pela literatura.

A seguir, confira as melhores formas de incentivar nos alunos o gosto pela leitura:

Transforme a biblioteca em um lugar receptivo e aconchegante

Muitos alunos enxergam nas bibliotecas, lugares exclusivos para trabalhos e pesquisas escolares e, atualmente, com a facilidade de se encontrar tudo com uma pesquisa rápida na internet, é comum que as bibliotecas nas escolas fiquem cada vez mais vazias.

Para atrair os alunos, é importante transformar a biblioteca em um lugar receptivo, onde eles possam passar o tempo sem preocupações. Para isso, é preciso garantir uma iluminação adequada, um ambiente silencioso e mobílias confortáveis.

Além disso, mostre aos alunos que a biblioteca é um local interessante, onde eles podem fazer mais que estudar e encontrar livros didáticos, mas também descobrir obras que despertarão neles uma nova visão de mundo.

Escolha atividades que incluam livros

Uma ótima forma de incentivar o gosto pela leitura nos estudantes mais novos é mostrando a eles que os livros são tão divertidos quanto qualquer outra brincadeira.

Contar histórias e organizar rodas de leitura que envolvam as crianças, desperta nelas a curiosidade de conhecer outros livros e, aos poucos, os faz descobrir a magia presente na literatura.

Crie um clube de leitura

Embora a leitura seja uma atividade individual, é possível transformá-la em experiência social ao fazer os alunos compartilharem suas ideias e pensamentos sobre determinada obra.

Em um clube de leitura, os alunos poderão escolher o livro que mais os agrada, traçar metas de leitura e expressar suas opiniões sobre o que acabaram de ler. Isso vai fazê-los enxergar perspectivas que antes não tinham e, a partir daí, desenvolver seu senso crítico.

Dessa forma, a experiência se torna mais dinâmica e atrativa, e o gosto pela leitura passa a ser compartilhado por toda a turma.

Busque por variação

É comum que as escolas solicitem a leitura de obras clássicas da literatura brasileira para seus estudantes e, embora transmitam um conhecimento de extrema importância, tais livros, nem sempre, conquistam a atenção dos jovens.

Para fazer os alunos encontrar algo que realmente desperte seu interesse pela leitura, é preciso variar os gêneros e tipos literários. Incentive a leitura de revistas, charges, poesias, contos, crônicas e quadrinhos. Varie entre o romance, aventura, fantasia e suspense. Assim, além de fazer com que os adolescentes descubram seu próprio gosto, isso também os prepara para ler de tudo e se sair bem.

Não ignore a tecnologia

Num primeiro momento, pode parecer que a tecnologia e o mundo virtual são inimigos da literatura. Porém, em outra perspectiva, é possível aliar uma coisa a outra para incentivar nos alunos o gosto pela leitura.

Quantos filmes e séries aclamados pelos jovens não foram inspirados em livros? Quantas sagas literárias já não tiveram suas histórias adaptadas para a TV ou para o cinema? Exibir essas obras para os alunos, é uma excelente forma de despertar neles a curiosidade de conhecer a fundo os detalhes das estórias que somente os livros podem oferecer e, assim, desenvolver o hábito da leitura.

Além disso, não crie restrições aos aplicativos móveis como tablets e e-readers, porque, embora eles possam parecer uma ameaça aos livros físicos, na verdade, quando bem utilizados, se tornam aliados importantes para a educação de crianças e adolescentes.

Como incentivar o gosto da leitura nos alunos?

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *