+55 11 2089-1759
De segunda à sexta
Santana, SP
como-melhorar-a-comunicacao-escolar-entre-pais-e-a-escola

Como melhorar a comunicação escolar entre pais e a escola

Comunicação entre pais e escola é fundamental para bom desempenho pedagógico dos alunos

Para que um aluno possa ter um bom desempenho em suas atividades, algumas coisas são imprescindíveis. Além da dedicação e das horas de estudos necessárias aos estudantes, a instituição de ensino precisa ter uma boa comunicação com os pais ou responsáveis a fim de manter um diálogo saudável e mantê-los sempre cientes da situação do aluno na escola.

Antigamente, o contato funcionava por vias extremamente tradicionais.

As professoras costumavam encaminhar bilhetes aos pais dos alunos nos cadernos, ou ainda ligar para a casa dos responsáveis quando fosse necessário dar algum comunicado sobre os filhos no colégio.

 

Isso resultava em duas situações problema:

A primeira – em caso de bilhetes, os pais poderiam sequer ver o recado deixado no caderno do filho, visto que nem todos os pais realizam um acompanhamento regular das atividades da criança na escola. Em segundo lugar, os comunicados entre pais e escola eram esporádicos, pois não seria com frequência que uma escola entraria em contato com os responsáveis pelo telefone.

Com a entrada de novas tecnologias no mercado, essa realidade pôde ser drasticamente transformada.

Com a popularização dos computadores, tablets e smartphones, além do crescente número de usuários na rede mundial de computadores – a internet – pais, alunos e escolas puderam se tornar muito mais integradas em um sistema que favorece a todos e que resulta, principalmente, em um melhor aprendizado por parte do aluno, um melhor acompanhamento por parte dos pais e uma melhor administração pedagógica por parte da instituição de ensino.

Portanto, para responder à pergunta “Como melhorar a comunicação entre pais e a escola?”, a resposta é simples – internet. Especialmente com sistemas desenvolvidos para integrar todos os elos desta corrente de educação, a Amber Sistemas desenvolveu a plataforma Portal Dominus, utilizada por diversas instituições de ensino em todo o Brasil.

Com o Portal Dominus, os pais podem acompanhar em tempo real e diariamente a realidade do filho na escola.

 

Isso inclui, por exemplo, checar o histórico de notas, faltas, ocorrências de sala de aula e até mesmo informações relativas a dados financeiros como boletos e outras declarações, promovendo um perpétuo processo de acompanhamento e integração com a escola e as atividades dos filhos.

Além disso, os pais recebem e-mails sobre materiais publicados e podem fazer parte de um mailing que divulga constantemente informações de relevância sobre a educação de seus filhos.

O aplicativo é extremamente versátil, apresentando funcionalidades para alunos que incluem o boletim online, avaliações, atividades e até fóruns de discussão.

Para professores, um sistema em tempo real de lançamento de notas, presenças e atividades.

Para a instituição de ensino, uma plataforma que congrega possibilidades relativas ao controle pedagógico das atividades da escola, mas além disso, um sistema completo de gestão acadêmica.

Clique aqui para ver o portfólio da Amber Sistemas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!