Blog

Como a tecnologia ajuda na aprendizagem das crianças

Conforme a tecnologia avança, a educação incorpora suas possibilidades e funções para utilizá-las no processo de aprendizagem de estudantes de todas as idades. Mas como estas tecnologias são aproveitadas pelas escolas e universidades? Neste texto, iremos falar sobre como a tecnologia pode auxiliar no processo de aprendizagem das crianças. Confira!

A tecnologia veio para ficar

 

Com todos os recursos tecnológicos dos quais dispomos hoje em dia, seria um grande erro ignorar suas possibilidades e permanecer com uma estrutura tradicional de aula, com quadro negro, giz e carteiras enfileiradas. Pensando nisso, as escolas estão incorporando cada vez mais a tecnologia dentro e fora de sala de aula.

Hoje, até mesmo antes de aprender a ler, crianças sabem utilizar celulares para mais diversos fins, como tirar fotos e jogar games. Apesar de ainda não letradas, as crianças já têm familiaridade com a linguagem visual colorida e atrativa proporcionada pelos dispositivos móveis. E é exatamente esse recurso que tem sido utilizado por novas iniciativas de educação.

Hoje, a tecnologia acompanha as crianças desde cedo

 

Tablets e celulares já fazem parte da rotina das salas de aula na educação infantil. Diversos aplicativos e jogos permitem a conectividade entre professores e alunos para a realização de atividades conjuntas nas áreas de alfabetização, familiarização com cores, animais e figuras, matemática e português básicos, bem como outros conceitos importantes para o aprendizado das crianças.

Em crianças com mais idade, antes de entrar na adolescência, os dispositivos móveis podem ser usados para que os professores passem, corrijam, avaliem e acompanhem as tarefas e o desempenho dos alunos. Aqui, mais do que um instrumento de educação, a tecnologia também é usada para integrar as informações trocadas entre alunos e professores.

Se não é possível que cada estudante tenha o seu próprio dispositivo para usar, os professores podem usar projeções estáticas ou interativas para apresentar conteúdos aos alunos de maneira mais atrativa e interessante do que a velha escrita no quadro negro.

Não se pode evitar ou ignorar a tecnologia na educação. Ela veio para ficar.

Desenvolvimento de novas possibilidades

 

Os estudiosos da área da educação já se renderam às possibilidades que a tecnologia pode oferecer ao aprendizado de crianças de todas as idades. Universidades e empresas do Brasil e do exterior desenvolvem novas técnicas para aproveitar estes recursos da melhor forma possível sem dispersar a atenção do estudante.

Afinal, o mesmo dispositivo que pode ser usado para a educação também pode distrair a criança com conteúdos que não convêm ao aprendizado, por isso, os estudos envolvem pesquisa, testes e resultados comprovados.

A tecnologia também ajuda na gestão escolar, criando uma conexão permanente entre professores, alunos, coordenação pedagógica e pais. Com isso, a relação entre os agentes envolvidos com o aprendizado dos alunos se torna mais prática, dinâmica e transparente. Estes sistemas resultam em melhor desempenho para os estudantes, que têm seu cotidiano monitorado de maneira mais eficiente por pais, professores e direção escolar.

Quer conhecer mais sobre sistemas tecnológicos para educação? Acesse o nosso site e veja as soluções que oferecemos para você!

Como a tecnologia ajuda na aprendizagem das crianças

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *