Blog

Práticas pedagógicas para inovar na educação

A realidade em que vivemos nos dias de hoje está em constante mudança. Com a tecnologia, o acesso à informação se democratizou – mesmo que não em sua totalidade – o que permite que jovens e crianças tenham acesso às novas formas de educação e pesquisa.

Nesse sentido, o âmbito educacional tradicional pode tornar-se obsoleto e monótono, caso os profissionais da educação não se adaptem às novas realidades e deixem de inovar sua metodologia de trabalho. Em tempos onde a educação é questionada, tais alternativas são cruciais para prender a atenção dos alunos e, assim, formam jovens conscientes e bem instruídos em relação às mais diversas pautas de nosso cotidiano.

Com esse cenário exposto, podemos questionar: qual o papel do educador hoje? Como driblar as mesmices do ensino tradicional e aplicar de maneira prática iniciativas que inovem a forma de se ensinar?

Acompanhe aqui algumas possíveis alternativas.

 

  • Conhecimento fora da sala de aula

Levar o aluno para uma realidade externa pode ajudá-lo a ter uma noção mais concreta da teoria que está sendo ensinada. Trazer o estudante para a vivência que tem contato, em vez de criar problemas, pode ser de extrema utilidade. Assim, trabalha-se com problemas já existentes e busca-se soluções práticas para aquilo que se está sendo observado

  • Senso coletivo

Estimular a prática de aprendizagem dos estudantes entre si pode ser muito saudável. Essa medida ajuda no respeito às opiniões e metodologias divergentes dos estudantes, mostra o poder da unificação entre pessoas e, ainda, pode trazer o conhecimento mútuo – um aluno aprende com o outro. Essa via pode ser de grande uso num futuro profissional, por exemplo, onde seu trabalho depende do trabalhos de outros membros de uma equipe.

  • Tecnologia e atualidade

Vivemos em uma época de smartphones, tablets, computadores, videogames e diversos gadgets que encantam a nossa juventude. E competir com isso pode ser trabalhoso e até mesmo exaustivo. Dessa forma, pode-se unir tais ferramentas aos métodos de ensino. No mercado, há uma infinidade de aplicativos, ferramentas e sites da área da educação que podem ser levados à sala de aula com a finalidade de reforçar o ensino e aplicar de maneira divertida um conteúdo aprendido.

  • Ambiente de liberdade de expressão

É de suma importância proporcionar ao aluno uma sala de aula onde ele possa expressar o que pense e sente, para que a experiência vivida proporcione que as potencialidades do estudante sejam exploradas ao máximo. Assim, ter um ambiente de escuta, pesquisa, estímulo À criatividade é interessante não apenas para quem aprende mas também para quem ensina. Todo esse processo pode trazer momentos de reflexão importantes e construir métodos pedagógicos eficientes a serem melhor desenvolvidos e aplicados em diversas realidades acadêmicas.

  • Individualização

Nossa sociedade é plural. Assim, nossos estudantes também são. Dessa forma, é importante ver a necessidade de cada aluno em sua individualidade. Toda pessoa possui suas limitações, bagagens sociais e culturais e perspectivas completamente diferentes uma das outras. Portanto, não há uma verdade absoluta quando se pensa em maneiras de ensino. Deve-se ter o respeito às individualidades do aluno para que seu aproveitamento seja realizado da melhor maneira possível.

 

 

Práticas pedagógicas para inovar na educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *