Blog

Uma gestão eficiente pode otimizar os processos

Algumas vezes, alcança-se um trabalho tão bom nas escolas que se pensa que não é possível mais aprimorar, visto que já é notada certa “excelência”, possuindo apenas coisas que não podem mais evoluir. Todavia, ao falar de escola, é necessário pensar também em otimização de processos, uma vez que esta, realizada através de uma gestão eficiente, pode refletir diretamente nos resultados que você pretende alcançar.

Logo, em busca de manter uma equipe sempre engajada e diminuir as burocracias e os processos desnecessários, é essencial que os processos estejam alinhados com todos, organizados e otimizados.

A importância de uma boa gestão escolar

Existem seis pilares principais, sendo eles: Pedagógico, Administrativo, Financeiro, Recursos Humanos, Comunicação e Tempo/Eficiência dos Processos. Assim, é de imaginar que dentro de cada um deles exista uma série de outros desmembramentos que podem prejudicar o andamento do seu trabalho.

Nesse contexto, entra o gestor, que será responsável por estabelecer metas – sejam elas bimestrais, trimestrais, semestrais ou anuais – e pensar na instituição como um todo, bem como realizar a integração de todos os setores.

E, uma vez realizado esse processo com eficiência, ele irá refletir naquilo que mais importa, que é a qualidade do ensino. Assim, é realizado um Plano de Gestão Escolar, e baseado nele também vão ser analisados os resultados específicos de cada setor, bem como o crescimento e o seu devido alinhamento com o Projeto Político Pedagógico da escola. Dessa maneira, conseguimos alinhar as áreas Pedagógica, Administrativa e Acadêmica através de uma ação eficiente.

Como realizar uma gestão de qualidade

Existem algumas ações que podem ser realizadas para conseguir alcançar os resultados já mencionados anteriormente, entre elas:

– O gestor é o seu profissional que irá realizar diferentes tarefas, possuindo o papel de integrar todas as pessoas. É através dele que teremos a orientação para melhorar os resultados em todas as áreas da sua escola;

– A partir de um Plano de Gestão Escolar e um Projeto Político Pedagógico, possuímos um norte para a tomada de decisões, assim, evita-se a perda de foco e, consequentemente, a perda de tempo;

– Realizar uma gestão descentralizada (decisões tomadas onde ocorre a demanda);

– Ouça os pedidos de todos os membros da comunidade escolar para realizar uma comunicação que verdadeiramente atenda;

– Como falado anteriormente sobre a definição de metas, também é importante possuir um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo;

– Invista em tecnologias modernas que possam diminuir a papelada e burocracia da sua escola, buscando sempre otimizar o tempo dos seus profissionais (dando-os uma melhor qualidade de trabalho) e automatizar os processos.

Dicas extras para o sucesso na gestão escolar

– Os profissionais da sua instituição amam o que fazem, valorize-os!

– Uma comunidade conectada sempre traz benefícios, busque unir escola, pais, estado, comunidade e alunos.

– É importante estar sempre aberto a ouvir, buscando constante atualização e novidades que possam ser implementadas.

Sendo assim, teremos profissionais motivados com o que fazem e menos processos que causam lentidão nas estações de trabalho. Logo, há tempo para focar em questões mais pontuais e de extrema importância como a qualidade de ensino e o bem estar dos alunos.

Uma gestão eficiente pode otimizar os processos

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *