tipos-de-tecnologia-na-educacao

Tipos de tecnologia na educação

Compartilhe! Share on Facebook3Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

A educação é algo que acompanha a história da humanidade.

Desde os tempos da pré-história, mães, parentes e amigos sempre atuaram na criação, educação e preparação dos novos indivíduos para enfrentar a sociedade.

Com o passar do tempo, a pedagogia passou a ser institucionalizada por mestres e, então, instituições de ensino como escolas, faculdades e universidades.

A tecnologia acompanhou este processo passo a passo, avançando junto às técnicas e metodologias de ensino para cada faixa etária dentro da educação.

Neste texto, você conhecerá um pouco mais sobre as tecnologias utilizadas diariamente na educação hoje em dia.

 tipos-de-tecnologia-na-educacao

O básico: lápis, papel, caneta e caderno

Quando usamos a palavra tecnologia, não nos referimos apenas a aparatos eletrônicos.

Instrumentos mecânicos e analógicos também são considerados tecnológicos, apesar de bastante arcaicos, mas ainda atuais. Crianças são alfabetizadas e aprendem a fazer cálculos com lápis e caneta, e dificilmente isso irá mudar tão cedo.

Curiosidade: Nos Estados Unidos, alguns dos estados já estão abandonando o ensino de alfabetização manuscrita para as crianças na escola. Ao invés disso, elas são ensinadas a lidar com computadores, tablets e smartphones.

Aparatos multimídia

Mais recentemente, mas ainda há uns bons anos, o áudio e o vídeo tomaram conta das escolas. Hoje em dia, é difícil encontrar uma escola razoável, pública ou privada, que não tenha pelo menos uma televisão em cada sala de aula.

Nos espaços mais sofisticados, os projetores tomam o lugar da televisão para uma imagem mais nítida, com melhor resolução e mais facilidade para que os professores possam projetar slides e dar aulas mais completas.

Escolas que investem mais ainda em tecnologia adquirem louças digitais, telas enormes com sensores para que o professor possa escrever diretamente nos pixels.

Gestão para alunos, professores, pais e diretores

Mas uma ferramenta tecnológica que tem crescido consideravelmente e se destacado no cenário da educação está relacionada à gestão pedagógica, administrativa e financeira da instituição de ensino. A tecnologia passou a tornar as escolas e faculdades muito mais eficientes sob todos os pontos de vista possíveis.

Alunos: antigamente, alguns colégios dedicavam um caderno ou agenda apenas para que o professor pudesse passar recados aos pais e lições de casa ao estudante.

Era fácil perder as páginas ou até mesmo o caderno todo.

Para estudantes universitários, é ainda pior: a autonomia e a desorganização deixavam as anotações espalhadas por dezenas de cadernos ou blocos.

Agora, um único aplicativo pode unir pais, professores e alunos para realizar todas estas funções, além de permitir também o acompanhamento de notas e frequência dos estudantes, facilitando a organização por parte de todos os envolvidos.

Professores: a tecnologia permite muito mais integração com os alunos. Além disso, facilita e unifica a publicação de notas e presença, deixando todo o processo pedagógico mais transparente e eficaz.

Diretores e administradores: Além de funções pedagógicas, a tecnologia agora permite a diretores e administradores de instituições de ensino acompanhar com mais clareza as contas da empresa e todo o trabalho que os professores desempenham em suas atividades.

Com tecnologia atuando em todas as frentes, a educação no Brasil só tem a ganhar!

Compartilhe! Share on Facebook3Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *