por que escolas devem usar um sistema de gestao academica

Por que as escolas devem usar um sistema de gestão acadêmica?

Compartilhe! Share on Facebook3Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

O gestor escolar precisa executar diversas tarefas e funções que estão diretamente relacionadas ao bom funcionamento da escola .

Em um único dia ele pode ter que lidar tanto com questões administrativas quanto com assuntos estruturais e pedagógicos.

Com uma rotina tão agitada e cheia, fica difícil para o gestor acadêmico dar conta de tudo sem nunca deixar passar algum detalhe.

Nesse sentido, é muito interessante e necessário que a instituição de ensino invista em meios para tornar o trabalho do gestor acadêmico mais prático, assertivo e eficaz.

O sistema de gestão acadêmica é um recurso tecnológico capaz de otimizar o trabalho desse colaborador em todas as áreas em que está envolvido e melhorar os processos da instituição.

A utilização de um sistema de gestão acadêmica traz muitos benefícios:

por que escolas devem usar um sistema de gestao academica

1. Melhor comunicação com a comunidade escolar

Uma comunicação eficiente, que integra pais, alunos, escola e professores, é essencial para instituições de ensino e ajuda a garantir que os alunos tenham um desempenho melhor.

Os sistemas de gestão acadêmica podem trazer diversos recursos: lançamentos de notas, faltas e boletins, disponibilização de atividades e outros conteúdos, impressão de boletos, utilização de calendário escolar, quadro de avisos, ocorrências pedagógicas, arquivos para downloads, entre outros.

Esse espaço se torna uma ponte entre todos os membros da comunidade escolar.

2. Gestão pedagógica e acadêmica mais eficiente

Ao mesmo tempo em que simplifica e otimiza o trabalho do gestor escolar, o sistema de gestão acadêmica permite que professores tenham uma noção mais profunda e individualizada de cada aluno.

Além de poder lançar faltas, notas, ocorrências e comunicados, registrar a matéria da aula no diário online, disponibilizar tarefas e conteúdo, o professor pode acompanhar o desempenho dos seus alunos individualmente, por disciplina ou turma.

O que melhora o direcionamento dos conteúdos abordados em sala de aula.

3. Otimização das atividades financeiras e administrativas

As tarefas administrativas e financeiras podem ser bastante burocráticas e consumem muito tempo, fazendo com que o gestor possa se dedicar menos tempo à educação.

Com o sistema de gestão acadêmica, muitas dessas tarefas são automatizadas, evitando que diretores, coordenadores e funcionários do administrativo fiquem sobrecarregados.

4. Captação de alunos mais eficiente

Um gestor escolar também precisa tratar da captação de novos alunos e da manutenção dos antigos. Hoje, os pais e alunos buscam escolas e faculdades com soluções modernas, que tenham uma boa comunicação e transmitam confiança.

Além disso, os sistemas de gestão acadêmica podem ajudar na prospecção de alunos através do cadastramento de informações dos pais e estudantes, melhorando a comunicação e possibilitando ações específicas para garantir a realização da matrícula.

5. Acompanhamento detalhado

É possível gerenciar a escola de forma completa e ter uma visão ampla da instituição através da geração de relatórios e também de consultas individuais.

O sistema de gestão acadêmica permite acompanhar o desempenho de alunos e professores, gerar gráficos de aproveitamento escolar e criar relatórios gerenciais.

Sua escola já tem um sistema de gestão acadêmica? Venha conhecer o sistema de gestão escolar da Amber Sistemas!

Compartilhe! Share on Facebook3Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *