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O que é gestão escolar e quais são os seus principais pilares?

Os conceitos de gestão estão cada vez mais disseminados.

A gestão estratégica, por exemplo, é um método cada vez mais popular no ramo administrativo. Por isso, foi apenas uma questão de tempo até que esses conceitos fossem aplicados às escolas.

Vamos ver então o que é a gestão escolar.

 

O que é gestão escolar?

A gestão escolar é um conjunto de práticas envolvendo as questões básicas do sistema de ensino para produzir um trabalho de qualidade. Essas práticas envolvem 6 pilares principais.

Os pilares da gestão escolar

O primeiro é, provavelmente, o mais importante. Trata-se da gestão pedagógica.

Ela envolve o objetivo principal de qualquer instituição: ensinar.

Esse pilar fala sobre a gestão de atividades, projetos pedagógicos, profissionais de qualidade e o conteúdo em si para ajudar os alunos a absorverem o material. Além disso, com todo processo de gestão, é necessário estabelecer metas e objetivos de modo a sempre procurar melhorar.

O engajamento é um dos conceitos mais valiosos para qualquer iniciativa.

A gestão pedagógica visa conseguir o engajamento tanto de professores, que precisam estar com vontade de ensinar, com dos alunos, que precisam querer aprender. Cabe a direção da instituição e do quadro de profissionais trabalhar de modo a chegar nesse objetivo.

O segundo pilar da gestão escolar é a gestão administrativa.

A escola ainda é um negócio e para ele funcionar é preciso haver um gerenciamento adequado de recursos. Sejam físicos, financeiros ou materiais.

Para que qualquer ambiente de trabalho funcione é preciso que alguns requisitos sejam cumpridos. Por exemplo, ter um ambiente limpo e agradável e ter o material de qualidade à disposição.

Cabe à gestão administrativa cumprir esses objetivos.

Também assim como uma empresa a escola precisa se focar em mais um aspecto de gerenciamento.

Terceiro, A gestão financeira.

Esse setor tem a obrigação de alocar corretamente o orçamento, garantir que todos os funcionários estão pagos e assegurar a saúde financeira da instituição.

O quarto pilar também é muito importante e é uma área sensível. É a gestão de recursos humanos.

A interação diária de alunos com professores e outros colaboradores pode ser uma fonte praticamente interminável de problemas, sem falar na intervenção dos pais.

Por isso, os encarregados dessa área precisam sempre tentar garantir uma boa interação entre todas as partes, resolvendo possíveis problemas de maneira justa. Além disso, os recursos humanos são os próprios funcionários, que devem sempre serem mantidos felizes e motivados.

Para ajudar a manter uma boa relação entre todas as partes existe o pilar da gestão de comunicação.

Feita de maneira adequada, ela garante que todos os envolvidos, desde professores e alunos até os pais, estão cientes do processo.

O último pilar, por fim, se refere a gestão de tempo.

Por ser normalmente bem rotineira, a vida escolar muitas vezes esconde certas oportunidades para ganhos de tempo. Por isso, é sempre necessário estar atento a maneiras de ser mais eficientes.

A gestão escolar tem muitos benefícios positivos. O engajamento de pais, alunos e professores ajuda a alcançar um ensino ainda melhor.

 

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