Blog

Saiba como manter o controle do pagamento da mensalidade escolar

Por isso, cabe ao bom gestor conter ao máximo a inadimplência, visando um aumento dos lucros, evitando prejuízos financeiros que podem vir a ser irreversíveis em determinados cenários.

A seguir, vamos te contar um pouco sobre como fazer este tipo de controle, gerindo as suas mensalidades e mantendo o empreendimento saudável financeiramente.

 

Como manter o controle do pagamento da mensalidade?

 

Para realizar este tipo de cobrança, podemos dispor de vários recursos, que têm como principal objetivo deixar todo este processo cada vez mais prático e simples para todos os envolvidos.

 

Lembre a todos com antecedência

 

Um dos primeiros pontos a se levantar é não deixar a cobrança para a última hora, ou seja, se o pagamento deve ser feito no dia 30, não há muito sentido cobrar um dia antes, já que as pessoas naturalmente esquecem, por qualquer razão.

Dê tempo para que elas possam se programar, lembrando com alguns dias de antecedência, evitando assim que ocorram muitos atrasos, que prejudicarão o andamento da sua escola.

 

Dê uma recompensa a quem pagar antes

 

Mas por que alguém pagaria a sua mensalidade antes do prazo, se não vai ganhar nada fazendo isso? Uma boa saída para essa pergunta é dar algum desconto para aqueles que efetuarem o pagamento antes da data estipulada.

Fazendo isso você estimula o pagamento antecipado e pode contar o dinheiro antes do que faria em condições normais, podendo investir novamente onde achar necessário, se julgar que é necessário.

 

Não deixe de negociar

 

Mesmo sendo paciente e fazendo de tudo para que não haja inadimplência, ainda podem acontecer atrasos, e por isso é preciso sentar e negociar com aqueles que ainda não pagaram e demonstram interesse em conversar.

Busque um denominador comum, negociando os juros e, se for possível, até a forma de pagamento a ser escolhida para que tudo seja devidamente quitado. Dessa forma seu empreendimento recebe e pode operar normalmente.

 

Método manual

 

Existem métodos manuais de manter o controle, que consistem basicamente em registrar de forma individual cada aluno, todos os meses do ano. Mas quanto mais pessoas estão envolvidas neste processo, mais complicado ele se torna.

Isso porque estamos falando de muitos alunos ao mesmo tempo, entrando e saindo da escola todos os dias. Nesse tipo de cenário, é fácil alguma informação se perder e ficar pelo caminho, ou mesmo sair alterada de alguma forma, causando mais dor de cabeça do que deveria.

 

Método eletrônico

 

Para locais que possuem um alto fluxo de pessoas, ter um sistema que ajuda nesse controle é o ideal, já que ele é quem se torna o responsável por diminuir os erros e as fraudes, sendo mais eficiente na hora de cobrar e verificar a situação de pagamento dos alunos.

Existem diversos softwares que podem ser utilizados para este fim, desde uma planilha online até os financeiros, que têm foram criados pensando neste tipo de situação e de controle por parte das empresas.

Este artigo foi útil? Compartilhe!

Saiba como manter o controle do pagamento da mensalidade escolar

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *