Blog

5 dicas para deixar sua aula online mais dinâmica

Os donos de escola, coordenadores, diretores e professores estão lidando com uma nova realidade que são as aulas online.

A rotina no ensino presencial já era bastante desafiadora, pois além de preparar as aulas, os professores precisam corrigir provas, ministrar aulas, participar de reuniões, entre outras tantas atividades que envolvem a vida escolar.

Como se não bastasse tamanha responsabilidade, agora é preciso encontrar alternativas para deixar a aula online mais dinâmica. E como fazer isso de forma efetiva?

Preparamos algumas dicas a seguir, vem conferir com a gente!

5 dicas para deixar sua aula online mais dinâmica
Através de mudanças simples na hora de preparar a aula, você vai logo notar como as atividades online ficarão mais dinâmicas. Veja:

1 – Apresente conteúdos multimídia
A primeira dica para deixar sua aula online mais dinâmica é aproveitar ao máximo os recursos multimídias. Por exemplo, se o tema da aula é meio ambiente, você pode apresentar um documentário curto ou vídeo no YouTube sobre o assunto.

Durante a aula, é só compartilhar a sua tela para conquistar rapidamente a atenção dos alunos para o vídeo. Aproveite materiais como podcasts, infográficos e imagens durante as aulas. Somente a leitura ou explicação pode ficar mais complicado para os alunos prestarem atenção.

2 – Leve curiosidades sobre os temas
Ao preparar a aula, aproveite a internet para pesquisar curiosidades sobre o tema que será abordado em sala de aula. Isso desperta a atenção dos alunos, estimula que eles façam perguntas e achem a aula mais divertida.

Sempre que for ler algum conteúdo, faça com leveza. Assim a aula não fica cansativa, já que o ensino a distância é um desafio por si só e requer mais dinamismo da escola.

3 – Incentive a interação de todos
Escolha bem a plataforma ou sistema que será utilizado para ministrar as aulas online. É fundamental contar com uma plataforma que permite a interação entre os alunos por meio de chats, por exemplo.

Isso torna a aula mais dinâmica e favorece que até os alunos mais tímidos possam participar fazendo perguntas que não fariam em sala de aula presencial.

4 – Ofereça várias opções de atividades
Outro ponto essencial em tempos de ensino remoto é fornecer aos alunos opções diversas de atividades para que possam escolher a que melhor agradam.

Cada aluno é um ser único e com preferências particulares, desde que esteja dentro do tema da aula, as atividades podem ser mais livres. Assim, é uma forma de tornar as aulas online mais dinâmicas, com cada aluno apresentando um trabalho ou atividade diferente.

5 – Reserve um tempo para perguntas
Aproveite também para levar para as aulas online os temas que estão em evidência no momento. Claro, é importante contextualizar com a disciplina, mas é sempre possível ensinar por meio de exemplos e matérias que estão sendo veiculadas na mídia.

Não se esqueça de, durante a preparação da aula, reservar no cronograma um tempo para que os alunos possam perguntar, esclarecer alguma dúvida que tenha ficado sobre o tema.

Sua escola está precisando de um sistema completo com suporte diferenciado? Venha conferir nossos produtos e serviços. Gostou do post, não deixe de compartilhar!

5 dicas para deixar sua aula online mais dinâmica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *