Blog

Quais as vantagens que a tecnologia traz para a educação?

A tecnologia tornou a educação mais dinâmica, eficiente, barata e produtiva, tanto para empresas do ramo educacional, como para alunos e pais. Neste texto, você poderá saber como a tecnologia tem impactado positivamente e trazido grandes vantagens para a educação em todos os níveis. Confira!

Novas formas de ministrar conteúdo

Por décadas e décadas educação se tornou sinônimo de carteiras, quadro negro e giz. Professores davam aulas explicativas aos alunos que usavam escrita cursiva para copiar conteúdo e estudar para a prova decorando o que havia sido passado pelo professor.

Com o aprimoramento da tecnologia, os professores passaram a ter muito mais opções de como ministrar o conteúdo pedagógico com qualidade, maior interesse dos estudantes e melhor índice de aprendizado e aproveitamento.

Os recursos multimídia como computadores, tablets e smartphones se tornaram mais acessíveis, permitindo a exibição de vídeos, jogos educativos, plataformas interativas de estudos, maior compartilhamento de informações entre alunos, colegas e professores, entre outros.

Além disso, projetores de imagens, televisores e lousas interativas gradativamente vão substituindo o limitado e obsoleto quadro negro. Os recursos multimídia destes instrumentos tornam as aulas mais interessantes e proveitosas, mudando a maneira dos alunos enxergarem o conteúdo.

O bom uso da tecnologia por parte dos professores e da escola revoluciona o aprendizado do aluno, seja na educação infantil, no ensino fundamental, médio ou até mesmo nos conteúdos aprofundados do ensino superior.

Administração como diferencial para a instituição de ensino

As vantagens que a tecnologia trouxe para a educação não estão apenas visíveis no âmbito pedagógico estudantil. A administração das instituições de ensino também ganha muito com o uso de recursos tecnológicos desenvolvidos especialmente para atender às demandas e necessidades específicas de uma empresa cujo fim é uma educação de altíssima qualidade.

Apesar da especificidade de sua atuação, uma instituição de ensino é uma empresa como qualquer outra: um negócio que precisa gerar renda, pagar funcionários e dívidas, realizar investimentos e evoluir constantemente. Por esse motivo, todos os ativos da escola/faculdade, bem como seu dinheiro e patrimônio precisam ser bem geridos.

Um sistema de gestão de escolas ajuda neste gerenciamento, controlando as entradas e saídas de dinheiro, bem como recursos humanos, prazos, registro de estudantes, professores e atividades, uma solução completa que atende a gestores, mestres, alunos e pais.

Esta integração é importante, pois ajuda a tornar a educação mais transparente, seja para a fiscalização dos pais, como o controle interno de qualidade da instituição.

A tecnologia não vem sozinha. O ERP para escolas pode ser customizado de acordo com as necessidades específicas de cada instituição de ensino – porte, séries oferecidas, grau de ensino, cursos, etc. O suporte também é personalizado, permitindo que a sua escola consiga sempre tirar o máximo do sistema.

Mais educação, mais acesso, mais controle

A tecnologia na educação deixa as aulas mais interativas e interessantes, mas também facilita o acesso remoto do conteúdo por parte do aluno, melhora o relacionamento com os docentes, amplia e agiliza o acesso a notas e trabalhos, entre outras facilidades.

Acesse outro de nossos artigos para saber mais sobre gestão educacional. Conheça também as soluções da Amber Sistemas! www.ambersistemas.com.br

Quais as vantagens que a tecnologia traz para a educação?

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *