Blog

Erros que você não pode cometer na hora de administrar uma escola

Compreender que a administração escolar feita de maneira consciente é o primeiro passo para se tornar uma referência em qualidade de ensino. Refletir sobre a gestão é o caminho para encontrar os êxitos e erros cometidos dentro do gerenciamento da comunidade escolar, podendo ampliar o que é positivo e corrigir os pontos negativos. Confira agora uma lista rápida com 4 erros que você não pode cometer na hora de administrar uma escola.

Desvalorização dos profissionais

Conhecer e avaliar os profissionais da empresa é um dos papéis da gestão. Reconhecer o professor que conquistou os objetivos da instituição e funcionários que mantém tudo em ordem para o bom funcionamento, é uma das maneiras de engajar os profissionais. Quando eles não são valorizados, a qualidade do ensino pode sofrer uma grande queda, prejudicando a imagem da escola.

A administração deve fazer avaliações periódicas e descobrir quais são os melhores funcionários, e investigar como cada um contribuiu para que a instituição tenha atingido as metas ou não. Apenas com a valorização é possível conquistar a lealdade do funcionário e fazer com que ele se entregue de corpo e alma ao ensino.

Falta de planejamento

Traçar metas e objetivos é essencial para qualquer empresa, mas não é tão importante quanto encontrar uma estratégia para atingi-los. Aquilo que você espera da sua escola deve estar claro, assim, as melhores decisões serão tomadas com eficiência. Antes mesmo de o período letivo iniciar, é necessário debater com os professores e outros funcionários a maneira como a instituição irá funcionar durante o ano.

A metodologia de ensino, materiais utilizados e recursos disponíveis devem ser claros. A administração deve conhecer as limitações da instituição, e tirar o maior proveito do que está sendo disponibilizado. Sem planejamento, os investimentos podem ser alocados de maneira errônea, os profissionais tendem a não agir em conformidade, prejudicando a interdisciplinaridade na escola, e a qualidade do ensino decai como um todo.

Não atualizar a instituição

O modelo tradicional continua sendo o mais aplicado mesmo que não apresente bons resultados, justamente por ser o que demanda menos recursos e esforços da instituição. A escola que não se adapta às novas tecnologias e métodos pedagógicos, está fadada ao fracasso.

Novos sistemas de ensino estão entrando nas salas de aula, e também no ambiente administrativo da instituição. Hoje o profissional conta com sistemas de gestão acadêmica, que podem ser de grande ajuda no controle de finanças e elaboração de relatórios, de maneira que as decisões podem ser tomadas com base em dados sólidos e confiáveis.

Não ser honesto com os pais

A escola não deixa de ser um comércio, e os pais são os clientes que pagam pelo ensino. Estudos comprovam que a participação dos pais pode ter um impacto positivo na educação dos filhos, enquanto a escola for negligente quanto a essa relação, mais dificuldade terá em conquistar a lealdade do cliente.

A instituição deve informar os pais sobre a rotina dos filhos na escola, práticas pedagógicas utilizadas e temas que serão abordados, de maneira que eles conheçam e confiem no serviço prestado.

Administrar uma escola não uma tarefa simples. É necessário que o gestor esteja atento à realidade da instituição, da comunidade escolar, e que conheça as práticas de uma boa gestão. Hoje em dia a tecnologia pode ajudar nessa tarefa. Visite o nosso blog e leia mais conteúdos como esse para saber como um sistema digital pode alavancar o seu negócio.

Erros que você não pode cometer na hora de administrar uma escola

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *