Blog

8 dicas para o encerramento do ano letivo

O ano letivo para os professores é sinônimo de muito trabalho e planejamento. Preparar as aulas, criar questões para as provas e elaborar trabalhos escolares para os alunos não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante finalizar o ano de forma bem organizada e positiva. Neste texto, vamos dar algumas dicas para os professores se prepararem para o encerramento do ano letivo.

Finalizando o ano letivo

01 – A primeira dica é fazer um levantamento de todas as propostas e avaliar quais foram cumpridas durante o ano. Dessa forma, o professor terá um direcionamento do que pode e não pode propor a fazer no próximo ano.

02 – Antes de terminar o ano, confira se está em dia com todas as documentações a serem entregues na secretaria. Diários de classe, listas de chamada e notas de provas finais são alguns documentos que devem ser entregues o quanto antes.

03 – O principal objetivo do funcionamento de uma escola e da carreira de um professor é o sucesso do aprendizado dos alunos. Realizar um balanço utilizando gráficos, simulados e provas é uma ótima maneira de avaliar como foi o grau de aprendizado dos alunos. Assim, é possível ver em quais matérias tiveram mais dificuldade, quais os tipos de questões mais erraram e quais aulas tiveram maior retorno positivo.

04 – Uma prática muito importante para quem quer terminar o ano com chave de ouro é realizar uma limpeza nos armários e gavetas. Jogue no lixo papéis velhos e inúteis e organize os espaços. Talvez você encontre materiais que possam ser utilizados no próximo ano.

Mantenha bons relacionamentos profissionais

05 – Um professor que trabalha sozinho dificilmente conseguirá cumprir o seu papel como educador. Manter boas relações com outros professores e funcionários da escola é fundamental. Por isso, coletar sugestões dos colegas de trabalho para o próximo ano é fundamental. Dessa forma, será possível ter conhecimento da perspectiva de outros professores e profissionais acerca da instituição de ensino.

06 – Todo professor utiliza materiais dentro de sala de aula para ensinar a matéria para os alunos. Giz, apagadores de quadro negro, canetas, cadernos. Fazer um levantamento do que foi utilizado durante o ano letivo ajuda a planejar melhor o próximo ano, evitando desperdícios.

07 – Uma medida que pode contribuir para a melhora de todos os funcionários da escola são as autoavaliações. Assim, cada um poderá dar a sua opinião em relação ao próprio trabalho, pontuando os pontos positivos, negativos e onde tiveram mais dificuldade, para que no próximo ano o trabalho seja desenvolvido com mais foco e eficácia.

08 – Por último, faça uma autoavaliação profunda e reflexiva de toda a sua vida. Pense em tudo que realizou, as metas atingidas, os objetivos não alcançados e defina o que quer para o próximo ano. Pense em atitudes da sua vida pessoal que podem melhorar a sua vida profissional, como dormir com mais qualidade ou se alimentar de forma mais saudável.

Finalizando com chave de ouro

Com todas essas dicas, é possível compreender tudo o que foi feito durante o ano, procurar soluções para os erros e se preparar para que o ano seguinte seja bem melhor. Dessa forma, além de melhorar as suas aulas, você será responsável por transformar a instituição em um lugar melhor.

Agora que já sabe como se preparar para o encerramento do ano letivo, visite o nosso site e conheça nossos serviços!

8 dicas para o encerramento do ano letivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *