+55 11 2089-1759
De segunda à sexta
Santana, SP
Modelos de metodologia de ensino que você precisa conhecer

Modelos de metodologia de ensino que você precisa conhecer

As escolas e faculdades têm a necessidade de adaptar-se, inovar-se e criar novas metodologias para manter os padrões de suas instituições, com os mais diversos produtos, recriando o portal de serviços acadêmicos e principalmente a forma de ensino.

Nas próximas linhas, vamos falar sobre os modelos de metodologia de ensino que você precisa conhecer em 2022.

Boa leitura!

 

As novas metodologias

 

Abaixo estarão expostas algumas metodologias que podem ser aplicadas hoje mesmo na sua instituição.

 

Educação Híbrida

 

É a educação dividida em duas etapas. Ela é a educação à distância com a educação presencial e o quanto essa mistura contribui para o aprendizado. Na sua disciplina, prática ou teórica, e todas as atividades práticas e laboratoriais serão presenciais.

Todavia, para que exista um aprendizado coerente, é preciso incorporar a teoria da disciplina. Nessa parte entram as aulas à distância, pois, dará mais conforto para o estudante e para o docente.

 

Metodologia Ativa

 

Esse modelo foi definido por R. W. Revans, um professor inglês, em 1930.

Nesta metodologia é preciso debates, reflexões e ouvir o aluno para que o aprendizado comece a ser mais ativo.

Na metodologia ativa a primeira consideração é pensar que os alunos exigem mais e de novos meios do professor. A globalização, o acesso direto da fonte por meio da internet e a imensidão de informações que chegam aos alunos fazem deles exigirem profundamente as questões em sala de aula.

Ou seja, o discente busca pontualmente os conceitos até porque diversas vezes eles já sabem de modo raso sobre aquele conteúdo. Então a troca professor e aluno tornou-se mais exigente.

O foco é no professor quando falamos de educação ativa. E também o modo como ensinar, como aprender é o que eles buscam. O conteúdo muitas vezes eles já conhecem. O ideal nessa prática é tornar o aluno cada dia mais independente e responsável pelo processo de aprendizagem.

Então, na metodologia ativa, é preciso saber conduzir o aluno para que ele esteja cada dia mais livre, responsável e consequentemente um ser humano mais trabalhado.

Assim, as atividades prezam por despertar o individual do aluno, depois a sua responsabilidade no processo, o grupal onde o conhecimento é aprendido com os outros e a última etapa orientada que é quando o professor também nos ensina de forma aprimorada.

 

Como melhorar minha gestão acadêmica?

 

Para as universidades, as principais preocupações são as variedades de produtos ou até mesmo uma reformulação no portal de serviços acadêmicos para que o aluno sinta-se acolhido. É necessário passar aos discentes uma plataforma útil e que os tornem independentes.

Isso inclui a forma de ensino escolhida, o suporte que seja diferenciado, a capacidade de customização dos processos de aprendizagem e saber adaptar-se ao cenário atual. Então para melhorar a gestão acadêmica busque ouvir pontualmente o seu cliente para colocar em prática, em subetapas, os requisitos e alterações previstas por eles.

 

Conclusão

 

Aqui, falamos dos principais modelos de metodologia de ensino que você pode aplicar este ano ainda, pois o mercado exige cada dia mais mudanças nos modelos de metodologia de ensino.

Para saber mais sobre produtos e aplicativos que você pode usar na sua instituição para acelerar os benefícios da aprendizagem, entre em contato conosco!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conhecimento parado é conhecimento inutilizado. Coloque em prática tudo o que aprendeu.

Marianna Moreno