+55 11 2089-1759
De segunda à sexta
Santana, SP
5 dicas essenciais para preparar sua escola para o final de semestre

5 dicas essenciais para preparar sua escola para o final de semestre

O final do semestre aponta para as férias escolares e o tão desejado descanso, mas também é um momento de muito trabalho, pois é necessário avaliar o que foi alcançado e preparar as estratégias para o próximo semestre.

Sendo assim, é importante separar um tempo para analisar, planejar e organizar, permitindo que a volta às aulas seja mais organizada.

Diretores e coordenadores precisam se reunir com professores e pais para pensar no semestre seguinte de forma eficiente e deixar claro quais os principais desafios de acordo com o que aconteceu durante o semestre.

Veja 5 dicas que separamos para sua escola estar totalmente preparada para o final do semestre.

 

Reuniões do corpo docente

 

É muito importante para a gestão escolar que todos os membros do corpo docente estejam envolvidos na organização escolar.

Portanto, as reuniões se tornam ferramentas essenciais para descobrir o que tem (ou não) funcionado.

É essencial que durante essas reuniões sejam discutidas questões como aproveitamento escolar, atividades a serem colocadas no cronograma do próximo semestre e quadro de horários, para que todas as partes estejam cientes do que precisa ser realizado.

 

Organizar materiais e outras necessidades da escola

 

É hora de saber se tudo está em ordem e o que precisa de manutenção. Começando pelo escritório da gestão. Jogue papeladas antigas fora, organize documentações e matérias, e comece o planejamento do que será necessário para o próximo semestre.

Além disso, veja se cadeiras, mesas e o ambiente escolar no geral precisam de consertos. Essas manutenções podem ser feitas durante o período de férias, se organizadas com antecedência.

 

Análise de desempenho e evasão escolar

 

Essa parte é uma das mais importantes: como está sendo o aprendizado dos alunos?

É preciso se atentar a resposta dessa pergunta para poder planejar o plano pedagógico focado em aumentar o rendendo rendimento dos estudantes.

Nessa fase é importante ouvir sugestões de professores e pedagogos da escola, além de analisar dados de evasão escolar, notas e a resposta dos pais sobre as atividades.

Quando vistas em conjunto, essas visões ditarão o caminho a seguir.

Essa análise permite que se repense a forma como são tratados alunos com dificuldade e programas que podem ajudá-los, como atividades de reforço.

 

Reflita sobre o futuro da escola

 

A escola é um organismo vivo que precisa de constante revisão e cuidado. Antes do descanso de fim de ano essas atitudes te ajudarão a organizar tudo e pensar no que ainda é preciso fazer.

Durante esse tempo você terá ideias de projetos e atividades que podem ser realizadas. Anote tudo, pois elas farão a diferença na hora de montar o projeto pedagógico.

Use o final do semestre como um período de avaliação e planejamento, e garanta que o ano seguinte seja produtivo e eficiente.

A gestão escolar é o pilar de uma escola e é possível contar com sistemas que ajudem na organização escolar.

Para conhecer o sistema que vai facilitar os processos de gestão da sua escola e facilitar seu trabalho final de ano, acesse o nosso site.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conhecimento parado é conhecimento inutilizado. Coloque em prática tudo o que aprendeu.

Marianna Moreno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *