Blog

Dicas para garantir a motivação dos professores da sua escola na sala de aula

Sabemos que a prática da docência não é algo fácil. Muitos professores estão em busca constante em relação a recursos que ajudem a motivar os alunos em sala de aula. Já para o gestor da escola, a grande questão é como garantir a motivação dos professores da sua escola na sala de aula.

Essa tarefa pode ser muito mais fácil se partirmos de um ponto específico, como dicas e estratégias que incentivem e motivem esses profissionais. As razões para desmotivação são muitas, desde o ambiente de trabalho escasso de recursos, desrespeitoso, até o próprio cansaço físico e mental relacionados à própria prática docente.

Por isso, relacionamos aqui, algumas dicas que podem garantir a motivação dos professores, veja.

Incentive sempre a atualização do profissional

Todo o profissional precisa estar a par daquilo que é novo na sua área. Para o professor, tanto em questões de conteúdo, quanto sobre a metodologia, é preciso estar atento às alterações, principalmente, por conta da tecnologia. Assim, por mais que as gerações tenham diferenças entre si, o profissional estará capacitado para lidar com elas.

Tenha uma estrutura na sala de aula

Algo que pode desmotivar muito o professor é querer por suas ideias e prática e não ter a estrutura para isso dentro da sala de aula. Os materiais como projetores e televisões podem fazer toda a diferença na apresentação de trabalhos dos alunos ou mesmo de algum conteúdo do professor.

Ouça o que o corpo docente tem a dizer

As reuniões devem ser uma oportunidade de os gestores saberem as necessidades do corpo docente. Afinal, apenas os profissionais sabem ao certo aquilo que está em falta, por isso é importante que ocorram reuniões que tenham como pauta a situação da escola, seus problemas e como lidar com eles.

Seja justo com o professor

Falamos sobre reuniões, e elas são primordiais, mas é importante ressaltar também que esse profissional deve ser tratado de forma justa. As reuniões devem estar dentro de horários propícios para isso, sem tomar os períodos de planejamento. Além disso, manter os pagamentos e demais direitos em dia ajuda a não perder a motivação.

Promova o trabalho em conjunto

A própria sociedade tem direcionado aos professores tarefas cada vez de maior responsabilidade. Muitos alunos apresentam indisciplina que deveria ser repreendida antes de ir à escola, o que torna o trabalho dos docentes ainda mais cansativo. Por isso, promover o trabalho de toda a equipe pedagógica em conjunto pode trazer grandes benefícios para combater esses problemas.

Não há uma receita de bolo quando falamos sobre Educação. Porém, quando a escola se preocupa com o bem-estar dos professores e deseja garantir a motivação do profissional em sala de aula já é um grande avanço. O professor da sua escola merece atenção e deve ser valorizado e isso é mais simples do que parece.

Aspectos importantes, como infraestrutura que citamos, além da obediência aos direitos desse professor, já podem fazer toda a diferença e trazer satisfação nesse trabalho que pode ser muito cansativo, mas que é essencial para toda a sociedade.

Dicas para garantir a motivação dos professores da sua escola na sala de aula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *