Gestão Educacional: Como usar a tecnologia a favor desse processo?

Compartilhe! Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Utilizar recursos tecnológicos deixou de ser uma opção e, atualmente, é necessidade de qualquer empresa, instituição ou do próprio setor público. Dessa forma, na gestão educacional, é preciso entender como usar a tecnologia a favor desse processo para trazer diversos ganhos: organização, planejamento, produtividade e integração de informações.

Para muitos pode parecer um desafio em um primeiro momento, mas inovações do gênero estão cada vez mais fáceis e intuitivas de serem utilizadas. Neste artigo, iremos explorar como a tecnologia pode ser usada a favor da gestão educacional, contribuindo para que todos os envolvidos no processo – diretoria, funcionários, pais e alunos – possam ser beneficiados.

A educação e os sistemas de gestão

Escolas, colégios, faculdades e universidades que não utilizam de aparatos tecnológicos como sistemas de gestão para fazer o gerenciamento de suas atividades possuem processos lentos e morosos. Isso porque as instituições de ensino abarcam uma série de dados e informações dos alunos que, se não forem centralizadas e organizadas, desperdiçam tempo e material humano.

Outro ponto que mostra como a tecnologia é importante nesse sentido, dá-se através da consulta de alunos e pais sobre notas, faltas, desempenhos disciplinares e outras características. Um sistema de gestão, com essas características, é primordial para que haja transparência e agilidade na integração de informações, permitindo a interação do corpo docente aos estudantes.

O fator administrativo e fiscal

A gestão educacional eficiente e de qualidade passa, também, por recursos tecnológicos que mensurem e integrem todos os dados administrativos e fiscais. Ter informações do número de alunos e funcionários, gerir de forma eficiente a folha de pagamento e até mesmo adquirir materiais para a sala de aula já não cabem mais no papel ou em uma simples planilha.

O principal ponto que a tecnologia contribui no processo de gestão educacional, quando falamos de questões administrativas e fiscais, é o aumento da produtividade: os sistemas e softwares do gênero fazem tudo de maneira ordenada, diminuindo erros humanos. Em instituições de ensino que precisam emitir guias fiscais, contribui-se para melhor contabilidade e pagamento assertivo dos tributos de acordo coma legislação.

Melhores desempenhos educacionais

Gestões educacionais que utilizam da tecnologia tem melhores indicadores educacionais. E os motivos são bem claros: há mais recursos em favor do ensino ao aluno, possibilita-se acompanhar os melhores (e piores) índices, além de possibilitar que as novas gerações – que já nasceram na revolução digital – possam ter mais familiaridade com o conteúdo proposto.

Ou seja: a gestão educacional através da tecnologia não é apenas gerencial, administrativa e financeira. Torna-se uma ferramenta educacional que contribui para alunos mais preparados, principalmente em virtude das tecnologias que surgem, possibilitando direcionar as atenções onde há queda de ensino e entender os recursos a qual trouxe os melhores resultados.

Qualidade do ensino

Se pudermos resumir como usar a tecnologia a favor da gestão educacional, o resultado será a qualidade do ensino. Diminui-se o tempo perdido em questões já ultrapassadas (como preencher um ‘x’ no nome do aluno presente em sala), aumenta-se a produtividade de professores e funcionários, e permite que os alunos tenham autonomia no aprendizado.

Seja qual for o segmento – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior – a tecnologia é uma realidade cada vez mais presente. Não utilizá-la nos processos de gestão educacional pode fazer com que sua instituição de ensino fique atrás daquelas que, entendendo a necessidade da tecnologia atualmente, adotam (e vão renovando) a forma de utilizar o gerenciamento educacional.

Compartilhe! Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *