Blog

Dicas para garantir a inclusão social na sua escola

Um dos maiores e mais importantes desafios das escolas nos dias de hoje é garantir a inclusão social, isto é, criar recursos e metodologias para que crianças e jovens portadores de necessidades especiais tenham acesso ao ensino regular. Isso é muito importante para que esses estudantes não só desenvolvam seus conhecimentos como tenham a oportunidade de socializar. Além disso, também é uma questão de cumprir a legislação vigente, visto que em 2015 foi promulgada a Lei Brasileira de Inclusão, que alcança o âmbito escolar.

Mas como garantir que a escola seja inclusiva?

Confira a seguir algumas dicas para implementar ou melhorar a inclusão social no seu estabelecimento de ensino.

Invista na capacitação dos professores e colaboradores

Nem todos os profissionais que trabalham nas escolas chegam a esse posto conhecendo os fundamentos e práticas da educação inclusiva. Aliás, é a minoria. A formação acadêmica ainda é muito falha nesse sentido. Por isso, a primeira dica é investir em cursos e treinamentos para capacitar as equipes especificamente nesse sentido.

Como deve ser o trabalho cotidiano com alunos portadores de necessidades especiais? Como garantir que eles entendam aquilo que é ensinado apesar de suas limitações e, ao mesmo tempo, não comprometer a sua autonomia? Essas e outras questões podem ser solucionadas. Importante ressaltar que essa capacitação não deve ser restrita aos professores, e sim integrar todos os colaboradores que tenham qualquer contato com os estudantes.

Parceria com as famílias

Isso vale para qualquer estudante, mas para garantir uma educação inclusiva é ainda mais importante que a escola e a família estejam em contato o tempo todo. Os familiares precisam incentivar a criança a, quando está dentro de casa, dar continuidade ao que desenvolve na escola. Por isso, é importante que conheçam os processos educacionais utilizados, ou seja, a forma como a escola trabalha com esses alunos. Além disso, o núcleo familiar faz toda a diferença para ajudar a engajar a criança, caso ela tenha alguma resistência à escola no início.

Sala de recurso multifuncional

As escolas precisam ter essa estrutura: uma sala com equipamentos de informática, móveis, brinquedos e outros materiais pedagógicos. É importante definir os dias e horários que os alunos com necessidades especiais vão utilizar essa sala e ela vai servir como um apoio para desenvolver as capacidades desses estudantes, de modo que eles se tornem cada vez mais aptos a aprender o conteúdo na sala de aula regular.

Invista em tecnologia

A tecnologia é a maior aliada da educação inclusiva, dentro e fora de sala. Alguns exemplos que podemos citar são: sites e ferramentas com funcionalidades como narrador, lupa e alto-contraste, audiobooks e livros digitais. Além de “compensar” de certa forma a limitação que a criança tem, a tecnologia pode tornar os conteúdos mais atrativos, para que elas se sintam estimuladas a superar suas próprias barreiras para aprender de uma forma mais lúdica.

Existem diversos recursos tecnológicos que podem ser úteis na promoção da inclusão social nas escolas. Entre em contato conosco para saber mais sobre o tema e ajudar os seus alunos nessa bela escalada em busca do conhecimento!

Dicas para garantir a inclusão social na sua escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *