Blog

Como organizar minha escola para o pós coronavírus?

A crise do coronavírus afeta todos os segmentos do mundo: saúde, economia, educação. No Brasil e em vários outros lugares, uma das medidas preventivas tomadas foi o fechamento de escolas.

Desse modo, as escolas, os professores, os alunos e os seus pais precisaram se adaptar a uma rotina antes não imaginada. Escolas particulares vêm proporcionando plataformas de aula online, com videoaulas, lista de exercícios e até mesmo provas por essa plataforma.

E as escolas precisam buscar maneiras de manter os alunos engajados durante a crise, porque aulas online não serão como as presenciais, nem todo aluno para e realmente presta atenção. Contudo, a realidade após a pandemia ainda é incerta. Confira abaixo algumas dicas para o pós-pandemia em sua escola.

Invista em conteúdo online para gerar resultado no pós

A estratégia das aulas online é boa, só que parte dos alunos se distrai muito facilmente. Logo, é importante trazer o conteúdo de modo que prenda o aluno aquilo, e que ele não sinta vontade de fazer outra coisa.

Mesmo que não seja igual à aula presencial, a aula online adianta parte do conteúdo e não deixa o aluno ficar perdido ou parado, sem aula alguma. É, também, uma forma de incentivar os alunos a continuarem estudando.

Reposição e revisão de aulas

Quando as aulas voltarem, é importante que os professores façam algumas revisões das matérias que foram dadas online. Dessa forma, podem tirar dúvidas que não foram sanadas durante as aulas online. Por mais estranho que possa parecer, alguns alunos se sentem mais à vontade tirando dúvidas pessoalmente do que online.

É importante oferecer reposições para aquelas que, principalmente, deixaram mais dúvidas. Torna-se uma forma de o conteúdo não ficar perdido e o aluno acabar ficando sem entender algo. Porque, geralmente, um conteúdo “puxa” o outro, principalmente em matérias exatas, como física e matemática, e para entender um precisa saber o outro.

Além disso, a escola poderia criar um canal de comunicação entre os alunos e professores, para que essas dúvidas fossem tiradas fora do horário de aula também. Pode ser online, dentro da plataforma online da escola mesmo.

Aulas sobre pandemia

Professores de diversas matérias conseguirão abordar esse tema, principalmente para explicar aos alunos o que acontece antes, durante e depois de uma pandemia. O professor de biologia, por exemplo, pode explicar sobre infectologia, como o vírus se espalha, o que fazer para se prevenir etc.

Já o professor ou a professora de história, pode falar sobre antigas pandemias, como a sociedade as tratou, encontrou a cura e quantas pessoas morreram. Existem até formas de outras matérias falarem sobre a pandemia.

O colégio também pode convidar especialistas para falar com os alunos e explicar sobre o quanto afetou o país, além de chamar psicólogos para conversar com os professores, principalmente sobre como agir, já que, provavelmente, alguns alunos perderam parentes para o coronavírus ou pelo menos tiveram casos na família e vivenciaram isso mais de perto.

Acredita que precisará de ajuda quando chegar o momento de voltar à rotina da sua escola? Conte conosco para passar por essa fase. Somos uma empresa de sistemas para escolas e faculdades. Para isso, oferecemos um portal de serviços acadêmicos e ERP para gestão, tudo para você lidar com esse período de todas as formas possíveis.

Entre em contato e saiba como podemos auxiliá-lo.

Como organizar minha escola para o pós coronavírus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *