Blog

Como um sistema pode ajudar no controle de inadimplência escolar?

A inadimplência é um dos principais desafios que a escola enfrenta. As instituições de ensino dependem deste recurso para a sua existência e, caso contrário, a saúde financeira da escola pode estar em risco. Por isso, a gestão e a direção precisam fazer de tudo para controlar esse problema que, se não for resolvido, pode ter consequências bem graves. Felizmente, graças à tecnologia, um sistema pode ajudar bastante no controle da inadimplência escolar.

O valor do conhecimento

A escola deve saber mais do ninguém o valor do conhecimento, afinal, educação é o que ela vende. Neste caso, conhecimento são as informações referentes aos seus alunos. Para evitar a inadimplência, é fundamental que seja conhecida a identidade dos alunos, qual é o valor devido, a porcentagem de alunos que tem esse problema, e o motivo pelo qual os pagamentos não têm sido feitos.

Com tantos alunos matriculados a cada instituição, é natural se perder no volume enorme de informações, sendo que o pagamento é apenas uma delas. É então que o sistema demonstra a sua primeira vantagem. Com ele, você pode organizar muito bem as informações, e reunir em um único ambiente tudo que é preciso saber sobre quem é inadimplente.

Estabelecendo uma política de controle

Outro erro comum das escolas é deixar um pouco de lado a inadimplência. São inúmeras preocupações e obrigações que envolvem a administração escolar, desde a disciplina dos alunos, até a preocupação com a logística do espaço físico. Por conta disso, os aspectos mais administrativos podem ser um pouco negligenciados.

Quando isso ocorre, a preocupação surge apenas quando já é um pouco tarde, e algum dano já foi feito. O sistema então surge para trazer um pouco mais de urgência para o problema. Primeiramente, ele tornará o processo mais simples e rápido, garantindo que o mesmo possa ser resolvido em um tempo muito menor. Além disso, o sistema ajuda a integrar esse controle na rotina, já que seu aspecto visual e imediato garante que as informações e o lembrete estão sempre a disposição, com um fácil acesso.

Como funciona o sistema de controle de inadimplência escolar?

O sistema pode ajudar bastante por conta do seu funcionamento. Na prática, ele cuida de praticamente todo o processo. Algumas das funcionalidades mais importantes do sistema são:

  • Histórico de pagamentos;
  • Geração de boletos;
  • Emissão de segunda via;
  • Informações sobre os alunos.

Com isso, os gestores e diretos tem tudo o que precisam para controlar a inadimplência escolar, e não precisar mais lidar com este problema.

A inadimplência surge por diversos motivos. Da parte dos pais, ela normalmente surge por conta de uma certa malícia, que muitas vezes ocorre por algum problema financeiro. Por outro lado, existe uma certa desorganização das famílias, que se perdem no meio de suas finanças.

Esse problema também ocorre nas escolas, e a desorganização é um dos priores agravantes dos problemas de inadimplência que elas enfrentam. É isso que o sistema busca ajudar a resolver. Ele ajudará a gestão a se organizar e a evitar que a escola o problema de inadimplência se torne ainda pior.

 

Com o Portal Dominus também é possível enviar boletos por e-mail e configurar envios automáticos de lembretes de pagamentos.

Entre em contato conosco

 

 

Como um sistema pode ajudar no controle de inadimplência escolar?

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *