Blog

Como a tecnologia vem proporcionando inovação no ambiente educativo?

Com o ingresso de millennials e da geração Z em escolas e faculdades, veio também o aumento da tecnologia nesses ambientes. Fica cada vez mais difícil separar as gerações que já nasceram conectadas dos ambientes virtuais.

No dia a dia, professores cansam de chamar atenção ao ver alunos no celular e se sentem até negligenciados pela forte presença da tecnologia na vida das crianças, adolescentes, jovens e adultos que fazem parte dessa geração.

Não tem como combater a presença da tecnologia no dia a dia dessas pessoas. Sendo assim, o que ambientes escolares e acadêmicos têm feito é, com o tempo, ir integrando as duas coisas e passando a usar a tecnologia como auxílio na educação.

Adaptando os conteúdos para uma linguagem mais conhecida e próxima dos estudantes, a tecnologia pode ser um agente muito positivo para educação e formação desses jovens e pode também auxiliar o professor em uma abordagem mais efetiva.

Inovação tecnológica no ambiente educativo

As inovações na sala de aula começaram com o antigo retroprojetor, passando pelas TVs com videocassete, TVs com DVD, o pendrive e chegando ao momento atual. Alguns ambientes educacionais contam com as Smart TVs e uso de tablets, computadores ou notebooks no dia a dia do estudante.

Outra opção muito utilizada atualmente é o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) que vem sendo incluído em diversas instituições de ensino, proporcionando um maior controle da gestão do ambiente escolar e uma facilidade a mais para os professores e alunos.

Trazendo agilidade para processos internos, esse sistema também permite mais autonomia ao professor, que pode registrar conteúdos de aula, enviar tarefas e disponibilizar material online através da plataforma.

Isso também se aplica aos alunos e responsáveis – no caso de escolas – que através do ERP podem acompanhar o desempenho do estudante, se mantendo sempre atualizados, sabendo as áreas que necessitam de melhorias.

A importância da tecnologia no ambiente educativo

As práticas pedagógicas não podem fugir ou repreender o dia a dia do estudante – o mais interessante e efetivo é se adaptar a ele, proporcionando um ensino mais tecnológico a partir dos interesses desses jovens e suas realidades, de interação quase constante com as telas de celulares, tablets, computadores etc.

O uso de materiais midiáticos e a tecnologia como prática pedagógica tendem tanto a aproximar o aluno do ambiente educativo como melhorar a relação com professores, proporcionando um contato menos formal do que no ensino tradicional.

O que muitas instituições de ensino têm feito é trazer a tecnologia para sala de aula como auxílio ao ensino, seja com o que estiver disponível na escola, universidade ou comunidade, ou formando parcerias com empresas que proporcionem essa iniciativa de integração de recursos tecnológicos na educação.

Diversas empresas fazem esse serviço de disponibilizar sistemas educacionais para instituições, e a Amber Sistemas é uma delas. Com ERP e portal de serviços acadêmicos, a empresa oferece o melhor da tecnologia integrada ao ensino, tornando o aprendizado mais adequado e moderno para o momento atual. Para contratar os serviços ou saber mais informações acesse o site https://www.ambersistemas.com.br/.

Como a tecnologia vem proporcionando inovação no ambiente educativo?

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *