Blog

Como otimizar a gestão financeira com ERP

Hoje, um sistema ERP se apresenta como uma solução fundamental para a empresa que deseja otimizar a realização de suas operações financeiras e, assim, alcançar com mais velocidade seus objetivos (crescimento, por exemplo).

Então, você já pensou em adotar um sistema ERP para otimizar a gestão financeira de sua instituição de ensino, mas admite que não sabe como essa solução pode te ajudar nesse sentido? Em caso de resposta positiva, não deixe de ler este conteúdo. Nele, você saberá como essa tecnologia pode colaborar nessa direção!

 

Utilize o sistema ERP como fonte de informações

 

Um dos principais objetivos de um sistema ERP é reunir não apenas dados financeiros de sua instituição financeira, mas qualquer outro que esteja associado às suas operações. Com isso, queremos dizer que você pode utilizar o sistema ERP como fonte de informações para otimizar, de uma forma geral, a gestão financeira de sua instituição de ensino.

Tendo um sistema ERP, você pode emitir relatórios de gestão financeira para subsidiar suas decisões, ou melhor, para fazer com que elas se tornem mais assertivas, levando, assim, seu negócio a obter um crescimento seguro e sustentável.

Um sistema ERP pode fornecer a você, por exemplo:

 

Dados sobre o fluxo de caixa da instituição de ensino

 

Desde que seja personalizado nesse sentido, um sistema ERP pode oferecer à sua instituição de ensino dados sobre o seu fluxo de caixa, ou seja, quanto de crédito está entrando ou vai entrar e quanto foi utilizado para quitar dívidas feitas com fornecedores, bem como para pagar a folha de pagamento.

Com essas informações, você, sem dúvida alguma, passa a conhecer melhor a realização financeira de sua instituição de ensino e pode, a partir disso, tomar decisões cada vez mais estratégicas e fundamentadas.

 

Dívidas de clientes

 

Além de você ter ampla visão acerca da realidade do seu fluxo de caixa, um bom sistema ERP possibilita que tenha acesso à lista de clientes que estão em débito com sua instituição de ensino. Por exemplo, clientes que não pagaram as parcelas do curso dos seus filhos.

Ao ter maior controle com relação à lista de clientes em débito com sua instituição financeira, você pode promover uma ação de recuperação de crédito, seja entrando em contato com os clientes para resolver a situação por meio de acordos ou acionando outra medida, conforme os interesses de sua instituição de ensino.

 

Relatórios aprimorados

 

Além de tudo que destacamos, um sistema ERP pode emitir relatórios aprimorados sobre a gestão de sua instituição de ensino como um todo, os quais podem ser utilizados pela equipe gestora para verificar se o dinheiro destinado a cada setor está sendo utilizado corretamente. Fora isso, os relatórios permitem ao setor financeiro saber qual é o momento certo para investir na expansão da escola, se for o caso.

Como se pode visualizar, um sistema ERP é a solução ideal para a instituição de ensino que busca aprimorar sua gestão financeira, garantindo que esta se desenvolva de forma eficiente e produtiva. Por isso, se você ainda não adotou essa tecnologia, repense sua posição.

Ficou com alguma dúvida em relação a este conteúdo? Entre em contato conosco!

Como otimizar a gestão financeira com ERP

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *