+55 11 2089-1759
De segunda à sexta
Santana, SP
organização escolar

Como organizar a escola para o segundo semestre de 2022?

A maioria das escolas já retomou o ensino presencial e, após dois anos de sala de aula virtual, os alunos logo irão encerrar o primeiro semestre letivo feito totalmente dentro da escola.

Essa pausa entre um semestre e outro é o momento ideal para planejar e organizar melhor o andamento e próximos passos da sua escola. Essa organização, se bem feita, já fica como modelo para os anos seguintes, sendo apenas adaptada com possíveis alterações.

Vamos conhecer quatro ótimas dicas de organização para facilitar e otimizar o andamento da escola no segundo semestre de 2022. Confira!

1 – Avalie seus funcionários e alunos

O aspecto mais importante em uma escola são as pessoas, uma vez que essa instituição tem o papel de formar indivíduos completos e preparados. Pensando nisso, é muito importante avaliar seus funcionários e alunos para descobrir quais pontos podem ser melhorados.

Por exemplo, imagine,  que nessa avaliação a escola perceba que determinado setor não está conseguindo cumprir prazos ou que os pais possuem muitas reclamações. É a oportunidade de investir em uma melhor capacitação, verificar as demandas e treinar melhor a equipe responsável.

Por outro lado, sempre ouvir e entender as demandas dos funcionários e alunos ajuda a criar um ambiente estimulante e produtivo para todos.

O semestre começa com muito mais energia quando todo o corpo escolar está em sintonia.

2 – Vale a pena avaliar e otimizar gastos

Uma escola também é um negócio e, por isso, precisa estar sempre organizada para que se mantenha operante e sem prejuízos. Antes de iniciar o segundo semestre de 2022 é importante revisar o fluxo de caixa da empresa.

Dessa forma, nesta etapa é importante avaliar quais são as despesas e qual é a receita da escola. Esse diagnóstico trará importantes insights sobre onde é possível otimizar os gastos e onde vale a pena investir.

Sendo assim, um sistema de gestão pode ser um grande aliado nessa otimização, aumentando a organização e dando ferramentas para que a instituição melhore cada vez mais sua operação.

3 – Organização da documentação

Existem muitos processos que precisam ser finalizados de um semestre para o outro, então é preciso se atentar a todos eles para começar o segundo semestre organizado.

Alguns exemplos são: documentação de alunos que pediram transferência, ajuste da grade horária das disciplinas, negociação de inadimplências e pendências, entre vários outros.

4 – Organização de matrículas e rematrículas

Pode parecer cedo, mas já é o momento de começar a pensar e organizar a campanha de matrículas e rematrículas de 2023.

Em síntese, é importante discutir maneiras de melhorar a captação e retenção de alunos e traçar estratégias para o ano seguinte.

Dica extra: Invista em um sistema de gestão escolar

Nós podemos te ajudar a melhorar a comunicação entre seus alunos, professores e colaboradores.

A Amber Sistemas traz inovação e tecnologia para as instituições de ensino, visando aproximar pais, alunos e escolas através do digital.

Nosso portal tem inúmeros benefícios, como flexibilidade de configuração, agilidade nos processos internos e monitoramento de todo o ambiente 24×7.

Clique aqui e conheça melhorar nossas soluções.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conhecimento parado é conhecimento inutilizado. Coloque em prática tudo o que aprendeu.

Marianna Moreno