+55 11 2089-1759
De segunda à sexta
Santana, SP
Afinal, o que é uma plataforma de ensino online e como escolher a melhor?

Afinal, o que é uma plataforma de ensino online e como escolher a melhor?

Com a ascensão da tecnologia e mudança constante em atividades do dia a dia, a forma como aprendemos também foi mudando com o tempo. Mas, afinal, o que é uma plataforma de ensino online e como escolher a melhor?

É fato que o ensino digital já faz parte do cotidiano de todos os brasileiros, ainda mais depois da pandemia causada pela Covid-19. Com a mudança em todos os estados, muitas escolas e instituições de ensino foram obrigadas a mudar a forma de ensinar.

O que antes era feito em sala de aula, com contato e proximidade, agora passou a ser feito pela tela do computador ou até mesmo do celular. Mas, afinal, o que é uma plataforma de ensino online e como escolher a melhor?

Confira o conteúdo completo e veja a resposta para esses dois questionamentos. Vamos lá?

 

O que é uma plataforma de ensino online?

 

Esse é o primeiro passo e a pergunta que deve ser respondida: o que é uma plataforma de ensino online?

Essas plataformas são mecanismos pensados para oferecer em um único local todas as informações e acessos que o aluno precisa para aprender.

A solução pode ser oferecida de duas formas: como um site, com login de acesso ou como um aplicativo que o aluno precisa baixar no celular ou computador.

Será por esse mecanismo que o aluno poderá acessar todas as aulas e atividades que devem ser entregues, além de ser um mecanismo de acesso aos professores.

Essas plataformas e aplicativos ficaram mais conhecidos por conta da pandemia e a necessidade de encontrar uma forma de manter a educação. Sendo assim, ao contar com esse serviço, é importante manter sempre atualizado, com as informações e aulas que devem ser liberadas para os alunos.

Também é importante manter um canal de comunicação com todos, um espaço para que exista a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas.

É claro que a modalidade online é diferente da presencial, mas é importante que o aluno se sinta acolhido, mesmo com a distância.

 

Como escolher a melhor plataforma de ensino?

 

Agora que você já sabe como essa solução funciona, chegou o momento de compreender como escolher o modelo ideal.

O primeiro quesito que deve ser considerado é a faixa etária do seu público e a complexidade que a plataforma deve ou não oferecer.

Se o objetivo é o ensino para crianças, é possível optar por um modelo mais intuitivo, com menos opções.

Já se o desejo é ensinar adolescentes ou adultos, é importante investir em um mecanismo que consiga oferecer todos os mecanismos essenciais.

Só assim será possível instigar a participação de todos e o desenvolvimento de cada um dos envolvidos, não é mesmo?

Pensar na usabilidade, na navegação e em como a plataforma é utilizada em computadores e celulares também é uma maneira de conseguir optar pelo serviço ideal para os seus alunos.

Gostou do conteúdo sobre o que é uma plataforma de ensino online e como escolher a melhor? Para conferir mais textos como esse, não deixe de acompanhar o nosso blog!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conhecimento parado é conhecimento inutilizado. Coloque em prática tudo o que aprendeu.

Marianna Moreno