+55 11 2089-1759
De segunda à sexta
Santana, SP
metodologias ativas no aprendizado

Saiba como as metodologias ativas favorecem o aprendizado

As formas de estudo são diferentes para cada pessoa, por isso existem diversas metodologias para auxiliar a educação. A participação ativa durante o aprendizado já se mostrou mais eficaz do que um ensino passivo, portanto os professores precisam entender como as metodologias ativas favorecem.

O que são as metodologias ativas?

Esse tipo de ensino busca inverter os papéis da educação, tornando o aluno o responsável pelo próprio aprendizado. É uma nova abordagem que incentiva a participação do aluno por meio de debates e atividades que estimulem o pensamento crítico.

Ela se difere das metodologias de ensino antigas pois coloca o aluno em uma posição de colaboração na construção do conhecimento e impede que ele apenas aceite o que é ensinado sem refletir sobre o assunto.

Além dessa metodologia encorajar o pensamento crítico e o aprendizado ativo, ela também ajuda a desenvolver habilidades interpessoais, ajudando o aluno a expressar o que está sendo aprendido.

Esse método de ensino está ligado às propostas da Base Nacional Comum Curricular, que guia o currículo da educação básica brasileira.

Como as metodologias ativas funcionam?

Existem várias formas de aplicar esse método de ensino nas salas de aula, depende de como o professor e os alunos vão aceitar engajar com o conteúdo.

Um ponto importante desse método é que é necessário entender como cada turma se adapta a determinado tipo de atividade. Como o aluno é o protagonista é importante saber como ele aprende melhor e incentivar atividades que se utilizem das características de cada um.

Algumas formas de empregar a metodologia ativa é por meio de seminários, discussões, gamificação, experimentos, vídeos e outras atividades que levem os alunos a realmente colaborarem com a aula e não apenas escutar.

Os benefícios para a educação

Explicando, interpretando, conversando e demonstrando, os alunos que têm um aprendizado ativo conseguem aprender mais do que alunos que apenas leem e escutam. Todas essas ferramentas têm seu valor e o ideal é que haja uma mistura dos formatos de educação para os alunos entenderem que não há apenas uma forma de aprender.

A metodologia ativa a melhora do engajamento dos alunos em aula, atinge uma maior retenção de conhecimento, estimula a autoconfiança, gera pensamento crítico e autonomia.

Além disso, os alunos se preparam para situações externas a escola aprendendo a resolver problemas de forma simples, assumindo maiores responsabilidades e trabalhando a colaboração.

Esse método de ensino tem se mostrado muito eficaz quando aplicado em salas de aula e pensados de acordo com as necessidades de cada aluno.

Os benefícios não são apenas para quem está aprendendo, já que ao aplicar a metodologia ativa, os professores conseguem manter o interesse da turma na aula e assim ter menos interrupções impróprias.

Para aplicar a metodologia ativa na escola é necessário um trabalho conjunto e desenvolver um novo projeto pedagógico destacando esses tipos de atividades e que deem condições para os professores.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conhecimento parado é conhecimento inutilizado. Coloque em prática tudo o que aprendeu.

Marianna Moreno