+55 11 2089-1759
De segunda à sexta
Santana, SP
A importância de trabalhar educação socioemocional nas escolas

A importância de trabalhar educação socioemocional nas escolas

Assuntos relacionados à educação socioemocional estão em alta. Isso porque ela tem se mostrado cada vez mais importante em diversas situações da vida, e até do dia a dia!

Para os estudantes, que ainda estão em formação, é essencial que isso seja constantemente desenvolvido. E isso deve ser trabalhado nas escolas, dentro e fora da sala de aula.

Vivemos em um contexto de constante mudança. No cenário tecnológico, econômico e social. Para que estejam prontos para enfrentar esses desafios, as crianças e adolescentes precisam saber gerenciar e expressar os seus sentimentos.

Neste post, veremos um pouco mais sobre a importância desse trabalho nas escolas, e como ele pode ajudar no presente e no futuro.

 

O que torna a educação socioemocional tão essencial?

 

Como vimos, o contexto atual é de mudanças e transformações muito rápidas. Diferente de antigamente, as crianças estão muito mais ligadas no que acontece à sua volta, e precisam estar preparadas para ter uma boa base socioemocional.

Para isso, precisam de tutores que as ajude a desenvolver alguns aspectos. O autoconhecimento é um dos pilares dessa educação, já que ajuda a identificar as emoções antes de demonstrá-las ou gerenciá-las, comunicando da melhor forma.

Ainda dentro do âmbito de conhecimento próprio, é preciso que as crianças e jovens aprendam a identificar os seus pontos fortes e fracos. Esse tipo de análise ajuda muito a encontrar as melhores soluções no dia a dia, ou até mesmo a profissão que irá seguir.

Olhando para a sociedade e as relações, é importante que o indivíduo em formação tenha compreensão do que é e de que papel desempenha na comunidade onde vive. Entender essa realidade trabalha a consciência social, um aspecto cada vez mais importante.

Quando essas e outras características, também é possível tomar decisões mais responsáveis, considerando e pensando nas posições, agindo de forma responsável e assertiva.

 

O que a educação socioemocional pode mudar nas escolas?

 

Existem muitos benefícios em começar a desenvolver essas habilidades desde cedo. E é papel dos tutores e responsáveis em ajudar as crianças a se tornarem cada vez mais inteligentes nos âmbitos social e emocional.

Confira algumas das vantagens que vêm junto com esse aspecto:

Reduz os conflitos: na realidade escolar, sabemos que existem alguns conflitos entre as crianças. Ao aprender essas habilidades, elas passam a identificar e valorizar as diversidades, aplicando o respeito em todas as suas relações;

Melhora os resultados: isso impacta o desempenho porque valoriza e incentiva o desenvolvimento. Ao se conhecer melhor, por dentro e por fora, é possível focar no que realmente é importante;

Promove mais relações entre a escola e a comunidade: ter o senso de pertencimento é algo que incentiva as crianças a se relacionarem com o meio onde vivem. Seja por ações de cidadania, consciência social ou ambiental.

Por fim, podemos concluir que a educação socioemocional nas escolas é essencial. O importante é começar: tutores, professores e responsáveis precisam estar em uníssono para passar a melhor mensagem às crianças e adolescentes.

Isso só traz benefícios. E ainda torna o mundo um lugar melhor. Gostou de saber mais sobre esse assunto? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conhecimento parado é conhecimento inutilizado. Coloque em prática tudo o que aprendeu.

Marianna Moreno