razoes-para-o-professor-querer-usar-a-tecnologia-em-sala-de-aula

6 razões para o professor querer usar a tecnologia em sala de aula

Compartilhe! Share on Facebook5Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Os benefícios do uso da tecnologia em sala de aula são inúmeros e amplamente conhecidos atualmente.

Os alunos são os maiores beneficiados dessa tendência educacional, mas todos os envolvidos no ambiente escolar também ganham com o uso de recursos tecnológicos, inclusive os professores.

Infelizmente, alguns docentes ainda relutam em aceitar o uso da tecnologia na escola. Os motivos são variados e geralmente resultam da falta de conhecimento sobre o assunto.

Entretanto, existem ótimas razões para um professor querer usar a tecnologia em sala de aula:

razoes-para-o-professor-querer-usar-a-tecnologia-em-sala-de-aula

1. Otimização do tempo

Além das aulas e outras atividades dentro da escola, todo docente ainda tem que se desdobrar para dar conta de corrigir provas e atividades, preparar as aulas, se atualizar e fazer reuniões.

Ou seja, administrar o tempo é um fator complicado e determinante, podendo interferir não só na qualidade do seu trabalho como também na sua vida pessoal.

As novas tecnologias, como simulados online, aplicativos e softwares de ensino economizam tempo, pois oferecem atividades que não precisam ser criadas apenas pelo professor e correção automática.

 

2. É fácil de usar

Ao contrário do que muitos professores relutantes argumentam, os recursos tecnológicos são muito fáceis de usar.

As tecnologias usadas no ensino são desenvolvidas para serem intuitivas e de fácil interpretação.

Uma vez que você tira um tempinho para se familiarizar com as ferramentas e começa a entender como funcionam, elas se tornam bastante simples de utilizar.

 

3. Facilita na hora de planejar as aulas

Muitos dos recursos tecnológicos disponíveis já trazem opções de atividades preparadas ou que podem ser definidas rapidamente, além da correção automática.

Evitam ainda a necessidade de imprimir todo o material e ter que carregá-lo para cima e para baixo na escola. Isso ainda ajuda a diminuir as chances de perder documentos ou danifica-los.

 

4. Aumenta as possibilidades

Com o uso da tecnologia surgem também novos horizontes no panorama acadêmico.

As formas de trabalhar e os tipos de atividades são extremamente variados e podem ser desenvolvidos de forma personalizada para atender as demandas específicas de cada sala.

Dessa forma, o professor tem muito mais praticidade e os alunos podem aprender melhor.

 

5. Motiva os alunos

A motivação em sala de aula é um desafio constante, mas os professores desta geração têm um trunfo especial, a tecnologia.

Imersos em tecnologia desde que nasceram, os jovens e crianças de hoje se identificam e se interessam muito mais quando são estimulados através de recursos tecnológicos.

A tecnologia torna possível motivar os alunos, melhorar o desempenho da sala e tornar as aulas mais fluidas sem que o professor tenha que ficar quebrando a cabeça para entender como atrair a atenção da sala.

 

6. Melhora a relação entre professor e aluno

Quando o docente traz a realidade dos alunos para a sala de aula, ele passa a ser mais respeitado e admirado, ganhando a empatia da turma, que se sente mais compreendida e levada em consideração.

Mais do que prender a atenção do aluno, a tecnologia estreita os laços entre estudantes e professores.

Compartilhe! Share on Facebook5Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *