+55 11 2089-1759
De segunda à sexta
Santana, SP
Dicas para realizar uma boa gestão escolar

Dicas para realizar uma boa gestão escolar

Uma escola é composta tanto de recursos materiais, estrutura física e conhecimento, quanto de pessoas, ideias, valores e necessidades.

Dessa forma, cabe ao gestor escolar o desafio de administrar com eficácia e equilíbrio todos esses elementos, antecipando e solucionando problemas, mantendo o ambiente organizado e harmônico e educando os alunos.

Não existe uma receita ou fórmula mágica para fazer uma gestão escolar bem sucedida, isso demanda esforço diário, flexibilidade e visão do todo, mas existem alguns pontos fundamentais para tornar possível uma boa gestão escolar. Confira!

 

1. Faça um bom planejamento

É importante montar um planejamento com objetivos, metas e estratégias definidas.

Não dá para chegar no meio do ano e decidir que quer mudar os rumos completamente. Imprevistos fazem parte e você deve se preparar para eles, mas tenha definido qual caminho seguir em cada área.

2. Estabeleça um processo integrado de melhorias

Uma gestão eficiente precisa integrar todos os setores, a fim de realizar melhorias. É necessário olhar a escola como um todo para identificar pontos em comum ou falhas recorrentes.

Cabe ao gestor orientar as ações com atenção, além de acompanhar os resultados em todas as áreas da instituição. Também é função do gestor integrar pessoas.

3. Crie vínculos entre a comunidade

Um gestor precisa ser capaz de integrar os diversos grupos da comunidade educativa: pais, alunos, professores e outros funcionários e até a comunidade local, buscando a criação de vínculos, a convivência harmoniosa e construtiva e o fortalecimento da educação.

Por isso, deve buscar desenvolver ações direcionadas para a integração da comunidade.

4. Acompanhe os gastos

Muitas vezes os recursos são limitados e o gestor precisa ficar atento para não sair do orçamento.

Faça e mantenha atualizada uma planilha mensal de gastos, isso vai garantir que você consiga uma visão geral da situação financeira da escola, ajudando a identificar cortes e investimentos necessários e a fazer o remanejamento da verba.

5. Use a tecnologia como aliada

A tecnologia chegou para ficar e oferece muitos recursos que melhoram e facilitam a gestão escolar.

Seja em softwares para melhorar o aprendizado ou em programas que facilitam as rotinas administrativas, a organização escolar e o planejamento pedagógico, invista em tecnologia para simplificar e agilizar processos e economizar a médio e longo prazo.

6. Seja democrático

A escola deve ser um ambiente de crescimento, respeito e tolerância e o gestor deve dar o exemplo. Lembre-se de que outras pessoas fazem parte da escola e construa uma gestão democrática e participativa, ouvindo professores, pais, alunos e outros colaboradores da instituição.

Cada um desses grupos tem uma visão diferente sobre as necessidades da escola, a metodologia utilizada e o processo educacional de forma geral. Diferentes visões e opiniões contribuem para soluções melhores e que atendam a todos.

7. Foque sempre no aluno

Todas as outras funções da gestão escolar são muito importantes, mas lembre-se sempre de que tudo isso é realizado para e em função dos alunos.

A aprendizagem e o bem estar dos alunos devem ser o foco principal de um gestor.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!