+55 11 2089-1759
De segunda à sexta
Santana, SP
sistema erp escolar

ERP Escolar: 2 problemas comuns na gestão escolar

Um ERP de gestão escolar só alcança a eficiência e qualidade máxima quando acompanha diferentes medidas essenciais para a efetivação das metas da comunidade escolar. Assim, condizer ações e impedir possíveis erros pode ser aspectos decisivos para proporcionar um sistema ERP escolar de referência.

Analisar todos os fatores principais da gestão é uma alternativa prática de encontrar acertos e possíveis brechas de gerenciamento, de maneira a encontrar soluções adequadas para as adversidades e aumentando as condutas que têm mostrado bons resultados.

Pensando nisso, selecionamos 2 problemas comuns praticados na gestão escolar e apresentamos alternativas para tentar resolvê-los.

Acompanhe!

1. Inadimplência

Um grande problema que muitas instituições precisam lidar são os casos de inadimplência escolar. Sem as ações necessárias para transformar essa situação, muitas escolas acabam por finalizar o ano com o financeiro no vermelho, implicando a falta de recursos para a captação de novos alunos e no funcionamento administrativo.

Além de impactar também na diminuição da qualidade do ensino e na quantidade de recursos destinados a manutenção e aprimoramento da infraestrutura física do local.

Dessa maneira, é fundamental saber lidar com questões de inadimplência para que o resultado seja uma queda nos dados de evasão escolar.

Uma alternativa para este problema é a utilização da tecnologia. Através de um controle de pagamentos efetivo pode-se realizar planejamentos de gestão financeira. Assim, a instituição consegue compreender os recursos que dispõem realmente e elaborar soluções de acordo com as possibilidades.

Outra dica que pode ser aplicada, de maneira que evite a falta ou atraso de pagamentos é promover bonificações ou sorteios de prêmios para aqueles que realizarem os pagamentos adiantados ou até certa data.

2. Má administração dos recursos

Ao disponibilizar os recursos financeiros de forma inapropriada, isso pode afetar o funcionamento da escola. Geralmente, isso ocorre devido a falta de um planejamento eficaz ou a aplicação incorreta do mesmo e até pela falta de diálogo entre os colaboradores.

Para que seja viável a otimização dos recursos e usufruir das capacidades da equipe, os administradores devem ter compreensão de todo o processo de funcionamento da instituição, desde os profissionais atuantes até as questões organizacionais e estratégicas.

De maneira que, tal porte só é alcançado através de um planejamento. Por isso, é essencial a padronização para o gerenciamento de recursos, isto é a criação de um padrão nas rotinas do trabalho.

Podemos citar como exemplo, a compra de materiais de escritório. Desse modo, elabore uma lista, encontre possíveis fornecedores, analise e anote o período que certa quantidade de materiais estaria disponível no estoque da escola e faça os orçamentos.

Além disso, evite ficar adquirindo os materiais em poucas quantidades, pois no final o valor pago será maior. Ao efetuar uma pesquisa de preços e obter todos os insumos necessários de uma vez só, estará economizando os recursos financeiros da instituição.

Para todos estes problemas de gestão, uma alternativa é se utilizar da tecnologia e aplicá-la ao seu favor.

Os softwares de gestão (ERP escolar) são uma ótima opção para otimizar funções e melhorar os processos escolares.

Procurando por um sistema de gestão escolar?

Acesse o site e conheça nosso sistema de gestão! Ou entre em contato com nossos colaboradores e tire suas dúvidas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!