Blog

Como ter sucesso na hora de fazer e-learning

Os professores online precisam trabalhar com todos os aspectos técnicos do e-learning e, ao mesmo tempo, oferecer um ótimo conteúdo aos seus alunos. É trabalho duro! No entanto, não há gratificação maior do que o momento em que seu aluno aprende um novo assunto ou uma nova habilidade, não é?

Para garantir que você tenha essa sensação com mais frequência, reunimos algumas dicas de ensino virtual para você preparar e ministrar lições. Essas ideias estão aqui para ajudá-lo a ser o melhor professor possível, dentro de um espaço e para que você consiga prender a atenção dos seus alunos. Confira:

1. Aprenda sobre sua plataforma de e-learning

O e-learning tem seu próprio mundo de ferramentas e plataformas, todos com o objetivo de ajudar o professor, a instituição e, acima de tudo, o estudante.

Por isso, a dica importante aqui, independentemente de qual seja a que você trabalhe, é aprender tudo o que puder sobre este sistema. Tenha em mente que ter o domínio da plataforma é muito importante e pode auxiliá-lo a encontrar funcionalidades, até então, desconhecidas.

2. Ensine os alunos a usar o sistema

Muitas vezes, os alunos não aproveitam ao máximo seus cursos online porque não sabem como usar a plataforma ou apresentam dificuldades com o sistema.

Ainda assim, leve em consideração que o sucesso deles é o seu sucesso. Portanto, verifique se eles têm os recursos necessários para aprender e incentive-os a explorá-la. Além disso, mantenha-se disponível para sanar este tipo de dúvida.

3. Conte com o equipamento certo

Falar sobre equipamentos sempre assusta as pessoas, mas não entre em pânico e nem pense que ele será caro. É possível encontrar boa qualidade com um orçamento baixo.

Por isso, se você é um professor online, trabalha em uma escola ou instituto que está se adaptando à atividade remota durante a quarentena, pode contar com a ajuda de telefones celulares (em razão das suas câmeras de alta qualidade) ou webcams disponíveis no próprio computador.

O mais importante é certificar-se de ter um bom microfone, para não ter problemas com o áudio, e de que a iluminação esteja adequada para não interferir na visualização.

4. Lembre os alunos de tratar o curso online como um presencial

Quando se trata de aulas online, é preciso ter a disciplina para se sentar e dizer: “Eu vou trabalhar nisso”, bem como a dedicação para realmente seguir a diante. Por isso, embora os alunos possam ser mais flexíveis a respeito de quando optar por concluir um trabalho durante a semana, é preciso que as tarefas não sejam adiadas indefinidamente.

Reforce com os estudantes que suas aulas online – da mesma maneira que faria em uma aula presencial – precisam ser levadas a sério e que dedicação é a chave para um futuro exemplar.

5. Organize o conteúdo do curso de forma intuitiva

Tente pensar como um aluno quando organizar os materiais do curso. Geralmente, os alunos online ficam confusos, frustrados e desmotivados simplesmente porque você ou o campus/a escola tornaram muito difícil encontrar o conteúdo e as atividades.

Quando os estudantes usam muitos recursos apenas para tentar descobrir onde acessar leituras, vídeos, discussões ou questionários, eles têm pouca energia mental para o próprio conteúdo. Alunos desanimados e/ou irritados têm menos probabilidade de aprender.

6. Prepare sua aula online conosco

Somos uma empresa de sistemas para escolas e faculdades, temos e produtos, um portal de serviços acadêmicos e ERP para gestão acadêmica. Precisa de ajuda para preparar sua videoaula? Conte com a gente!

Como ter sucesso na hora de fazer e-learning

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *