Blog

5 coisas que um gestor escolar deve fazer nas férias

Os alunos entram de férias e a primeira coisa que vem à mente de quem trabalha na escola é: descanso. Mas, nem sempre é possível que um gestor escolar também tire férias nessa época, porque esse período pode ser bem proveitoso para realizar outras atividades que não são possíveis na correria do dia a dia.

Neste artigo, separamos algumas dicas de coisas que um gestor escolar pode fazer , aproveitando o recesso dos alunos para organizar a casa e deixar tudo pronto para quando os estudantes voltarem.

Coloque os planejamentos em dia

 

A primeira dica — e talvez a mais importante — seja separar um tempo para avaliar o semestre que passou e avaliar o que foi positivo e o que foi negativo , pensando em soluções para otimizar o trabalho e tornar o dia a dia menos complicado no período que está por vir.

Se possível, o gestor deve organizar um momento ou canal para receber um feedback dos pais, professores e alunos. Essas informações podem ser bastante úteis na hora de fazer essa avaliação.

Planejamento pedagógico

 

É importante aproveitar o intervalo para revisar o planejamento pedagógico da sua escola, mesmo que você já tenha feito um planejamento anual. Utilize as opiniões de todos os envolvidos no processo educacional para avaliar se alguma mudança é bem-vinda.

Além disso, é muito importante que todo gestor educacional esteja ligado às novidades, outras metodologias e recursos tecnológicos, que podem ser adotados para garantir uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem .

Planejamento financeiro e de infraestrutura

 

É uma ótima ideia aproveitar a pausa para avaliar como está a saúde financeira da escola, fazendo um balanço do seu orçamento. É possível rever gastos e investimentos, de acordo com os resultados atingidos.

Aqui vale a mesma dica do item anterior, mesmo que já tenha feito um planejamento para o ano todo, é hora de ver se alguma mudança de planos se faz necessária. Fazer uma projeção sobre os gastos esperados para o próximo semestre também pode ser bastante útil .

É nesse período que muitas instituições realizam rematrículas e pensam em estratégias para captar novos alunos, o que pode ser decisivo para quitar dívidas e colocar as contas em ordem.

Se você precisa contratar novos profissionais, essa é a hora ideal para realizar os processos seletivos. Se for necessária alguma reforma física na escola, a dica é também aproveitar esse momento.

Planejamento administrativo

 

É nessa época que você vai organizar as turmas e horários para o próximo semestre letivo. Aproveite a avaliação que fez do semestre anterior para ver o que funcionou bem e o que não. O momento também é propício para organizar o calendário de avaliações e eventos.

Relaxe e leia bons livros

 

Mesmo com tanta coisa para organizar, é indicado adotar uma rotina mais leve para você e seus funcionários, para estar com energia para a volta às aulas.

Aproveitar o tempo para ler livros inspiradores sobre gestão também pode ser uma ótima ideia para te ajudar nos planejamentos e para estar motivado quando os alunos voltarem. Basta uma pesquisa no Google, que o que não faltam são dicas para todos os gostos e estilos.

 

5 coisas que um gestor escolar deve fazer nas férias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *