+55 11 2089-1759
De segunda à sexta
Santana, SP

A importância da educação interativa

A educação vem funcionando como um importante meio de troca de conhecimento. Ela é única e indispensável na sociedade e vem sendo a melhor arma para combater a criminalidade. O grande desafio hoje é encontrar novas formas de atrair a atenção dos seus ouvintes, principalmente crianças e jovens que estão descobrindo como funciona a vida. Muitas vezes, as curiosidades do dia a dia acabam tirando o foco das disciplinas escolares ou de aprendizados necessários.

Nesse cenário, surgem cada vez novas formas de ensinar, novas formas de mostrar aos alunos o lado bom do estudo e o quão recompensador é aprender todo dia um pouco mais. Uma das inovações na forma de ensinar é a educação interativa.

 

Educação interativa: o que é?

 

Como todos sabemos, a tecnologia vem sendo uma aliada importantíssima em nosso desenvolvimento. Todos os dias surgem novas formas de fazer coisas simples do nosso cotidiano, a fim de nos proporcionar ganho de tempo, agilidade e eficácia nos serviços.

Entende-se por educação interativa qualquer recurso tecnológico que permita com que os alunos interajam de forma participativa na aula. Como exemplo, podemos citar o uso de tablets, computadores, dinâmicas envolvendo o celular que otimizam o aprendizado em sala.

 

Por que é importante?

 

Sua importância se dá na medida em que a tecnologia se desenvolve. Isso porque com o aumento do crescimento tecnológico, sobe também a quantidade de distrações que o adolescente vai ter durante o curso da sua vida.

Essa distração pode tirá-lo do foco que é a educação, portanto, investir em técnicas que prendam a atenção do aluno se torna algo essencial para o crescimento do país.

 

Benefícios de se usar a educação interativa

 

São inúmeros os benefícios de se usar a educação interativa na sala de aula. Além de ganhar tempo para você, sua aula fica mais interessante e o aprendizado deixa de ser visto como algo “monótono” e passa a ser tratado como algo divertido.

Segue abaixo os principais benefícios da educação interativa:

1 – Agilidade nas aulas: com o avanço tecnológico, serviços que levariam horas são desenvolvidos em minutos, assim também com o aprendizado. Com o uso correto da tecnologia, assimilar um conteúdo que poderia levar horas acaba sendo feito em poucos minutos.

2 – Mais participação nas aulas: com o uso de tablets específicos para estudo, você consegue fazer com que seus alunos interajam mais com você. Essa tecnologia permite que você utilize de aplicativos ou sites com técnicas de mapas mentais, por exemplo.

3 – Aprendizado mais eficiente: é muito mais fácil para um aluno passar alguns minutos assistindo um vídeo do que uma hora lendo um livro que muitas vezes, não entende e precisa voltar a leitura. Com o uso correto de plataformas de ensino, o aprendizado se torna mais rápido e é mais bem assimilado pelo aluno.

A educação interativa já vem sendo usada há um tempo e tem sido uma das promessas de ensino para o futuro, isso porque ela agrega os conhecimentos às novas tecnologias. Sendo assim, seu uso se torna indispensável para o aprendizado dos futuros profissionais.

Este artigo foi útil? Compartilhe!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conhecimento parado é conhecimento inutilizado. Coloque em prática tudo o que aprendeu.

Marianna Moreno