+55 11 2089-1759
De segunda à sexta
Santana, SP
6 dicas incríveis para o crescimento da escola

6 dicas incríveis para o crescimento da sua escola

Um dos grandes desafios dos coordenadores e diretores de escolas é promover constantemente o crescimento da escola. Por se tratar do segmento educacional, elas nem sempre são vistas como um negócio, o que é necessário na perspectiva consolidar o posicionamento no mercado e ampliar a margem de lucro.

Confira a seguir 6 dicas incríveis para o crescimento da sua escola!

Conheça o seu público

Essa é a premissa de qualquer empreendimento e, com escolas, não é diferente. Saiba quais são as prioridades dos pais para escolherem o colégio dos filhos, o que eles mais sentem falta, o que seria útil para ajudar na rotina da família. Converse com a comunidade escolar para ter os melhores insights.

Elabore um planejamento anual

Já é hora de pensar no planejamento para o próximo ano letivo. Como promover o crescimento da sua escola? A ideia é aumentar o número de matrículas? Quanto? Será preciso fazer reformas de infraestrutura? Quais as prioridades? Serão ofertadas novas atividades? Talvez parcerias com empresas da região? Coloque no papel as ideias e metas, de maneira que sejam mensuráveis.

Com esse planejamento, será possível acompanhar ao longo do ano o que está se concretizando ou não, para mudar o plano de ação e não perder de vista a meta de crescimento da escola.

Foco no aluno

Não perca de vista o foco: oferecer a melhor experiência educacional para o aluno. Por isso, ele também precisa ser ouvido. Esse é um erro elementar que muitos gestores cometem. Não é porque se trata de crianças ou adolescentes que eles não possam trazer feedbacks interessantes.

Os professores podem ajudar a colocar essa ideia em ação, afinal, são eles que têm contato direto com os estudantes e que costumam criar um vínculo mais próximo.

O aluno e responsáveis podem ser peças chaves para o crescimento da sua escola.

Promova a sua escola

A máxima “quem não é visto, não é lembrado” faz todo sentido nesse contexto. Se os pais não conhecerem a sua escola, não estiverem com o nome dela fixo na mente, dificilmente vão considerá-la quando chegar a hora de matricular o filho. Sem presença fica difícil manter o crescimento da escola.

Utilize as mídias digitais a seu favor! As redes sociais são uma ótima vitrine para mostrar o dia a dia da escola, os projetos desenvolvidos, as atividades realizadas pelos alunos, momentos de descontração que demonstrem como o estudante gosta de estar naquele ambiente!

Não se esqueça da retenção de alunos

Atrair novos alunos é importante, mas reter os já matriculados também é! E é justamente para isso que a escola precisa manter um diálogo próximo com os pais, identificando suas possíveis insatisfações e o que os fazem querer manter os filhos no estabelecimento. Retenção é base para crescimento da escola.

Faça da tecnologia a sua aliada!

O crescimento da escola depende da maximização da eficiência dos seus processos. Por isso, adotar um sistema especificamente desenvolvido para gestão acadêmica é imprescindível!

Além de automatizar tarefas operacionais, esse tipo de software também permite a captação de dados e relatórios precisos, que ajudam na tomada de decisões baseadas em fatos.

Para uma escola crescer nos dias de hoje, é necessário deixar para trás os controles em planilhas manuais e apostar em soluções que acompanham as demandas atuais!

Conheça a Amber Sistemas e saiba como podemos ajudar a sua escola a crescer!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conhecimento parado é conhecimento inutilizado. Coloque em prática tudo o que aprendeu.

Marianna Moreno