Blog

4 atitudes de um gestor escolar inovador

Ser um gestor escolar inovador é um dos desafios desses profissionais que são responsáveis por liderar as equipes de uma instituição de ensino e atender às demandas do cotidiano escolar.

A necessidade de um gestor de escola se enquadrar nos conceitos de inovação tem a ver com o cenário atual da sociedade, que de uma forma geral, segue tendências modernas, tecnológicas e contemporâneas. Hoje, a gestão de uma escola precisa ter uma visão macro, baseada em criatividade, versatilidade, aperfeiçoamento e boas estratégias, para que possa seguir o mesmo fluxo de desenvolvimento da massa em um todo.

Nesse sentido, preparamos esse artigo com 4 atitudes que um gestor escolar inovador deve ter para que sua liderança seja exercida com competência, atendendo às demandas dos dias atuais. Acompanhe!

 

Estar aberto a novas ideias

 

A inovação está diretamente associada à aceitação de novas ideias. É impossível exercer uma liderança inovadora se o gestor se fecha para novos conceitos e se agarra ao tradicionalismo ultrapassado que há muito tempo deixou de agregar.

Seja para desenvolver novos modelos de negócio, organizar novas formas de trabalho ou aplicar conceitos pedagógicos atuais, o gestor da instituição de ensino precisa ter uma mente aberta e saber explorar as novas possibilidades.

Isso inclui apostar na experimentação, ouvir opiniões de outros profissionais, tanto da própria instituição como externos e recorrer a soluções novas e criativas para situações do dia a dia.

 

Manter-se atualizado

 

A educação tem seguido diversas tendências contemporâneas importantes para um processo de aprendizagem mais assertivo e eficiente.

É importante que o gestor escolar esteja sempre atento e se atualize a respeito dessas novidades. O ideal é sempre participar de formações, cursos e seminários a respeito dos novos cenários da educação e ler materiais que contribuam com um aprimoramento dos conhecimentos já adquiridos.

É fundamental também estar atento às tendências voltadas à aplicação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, algo tão importante nos dias de hoje e tão necessário dentro de qualquer instituição educacional.

 

Exercer uma gestão democrática

 

Uma liderança centralizadora é uma das características que de forma alguma devem existir em um gestor escolar inovador. Esse profissional tem a obrigação de exercer uma gestão democrática com base em respeito e muito diálogo.

É preciso entender que o gestor não deve ser o dono de todas as decisões e agir com autoritarismo, mas trabalhar em coletivo, ouvir a opinião da equipe e decidir junto com os demais profissionais as propostas educacionais.

 

Otimizar os processos

 

O trabalho do gestor escolar pode ser muito exaustivo, já que ele é responsável por todos os departamentos da escola. Além de cansativo, esse excesso de demanda e processos burocráticos podem dificultar o trabalho voltado aos aspectos pedagógicos.

Um gestor inovador busca meios de otimizar o seu trabalho, utilizando sistemas de gestão escolar que ajudem a organizar o trabalho dentro dos aspectos financeiros, burocráticos e pedagógicos da instituição.

Usar a tecnologia como aliada na gestão escolar é uma escolha inteligente que somente líderes inovadores valorizam adotar. Assim como todas as outras medidas com base em uma gestão transformadora, atual e eficiente.

4 atitudes de um gestor escolar inovador

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *