Blog

Todo gestor precisa de um sistema de Gestão Escolar?

Uma instituição de ensino precisa oferecer serviços de qualidade aos seus alunos, e também sempre precisa contar com uma administração financeira e funcional realizada com eficiência. Por isso vamos falar de gestão escolar.

Como unir o bom atendimento a centenas ou até mesmo milhares de alunos ao mesmo tempo em que se gerencia o dinheiro para fazer a melhor administração e os investimentos mais rentáveis para a empresa de educação e seus proprietários? A solução para tudo isso está nos sistemas de gestão escolar.

Uma instituição de ensino é uma empresa diferente

Muitas escolas e até mesmo universidades cometem o erro de gerenciar seus negócios com programas convencionais de administração e cálculos, como softwares de gestão empresarial genéricos ou até mesmo apenas as tabelas do Excel e programas semelhantes.

As consequências disso são eventuais falhas na gestão e dados difíceis de encontrar ou calcular, coisas que podem resultar em perda de dinheiro. Uma instituição de ensino é uma empresa radicalmente diferente de uma loja ou uma indústria, e sua administração precisa respeitar estas diferenças. Por isso é necessário o uso de um sistema criado especialmente para a gestão escolar.

Gestão que integra pedagogia, finanças e administração

Para que a instituição de ensino possa ter a melhor performance com os menores custos, ela precisa integrar o máximo de setores possível. Se o mesmo sistema em sua escola conseguir administrar a movimentação do dinheiro de investimentos, salário e pagamentos e, ao mesmo tempo, conseguir integrar a participação de alunos, pais e professores dentro de uma empresa de educação, o negócio pode ir muito mais longe, aprimorando a qualidade de ensino e trazendo mais dinheiro.

Gestão para alunos, pais e professores

Um problema muito comum dentro de escolas em todo o país é a falta de organização de alunos e pais em relação aos estudos. Confusões com prazos, descrições e exigências de trabalhos e provas frequentemente são razões para discussões e mal entendidos.

Com um sistema de gestão eficiente que facilita a comunicação de todos os agentes envolvidos processo educacional, os riscos de falhas diminuem consideravelmente e toda a instituição, bem como seus alunos, saem ganhando.

Economia de espaço, de papel e de dinheiro

Há situações piores do que as escolas e instituições de ensino superior que usam softwares inadequados ou obsoletos em sua gestão: quando usam papel. O papel é útil e até mesmo prático, mas é fácil de provocar erros quando falamos em uma instituição de ensino moderna, sofisticada e que movimenta bastante dinheiro. Além disso, muitos documentos são de arquivamento obrigatório por no mínimo 5 anos, e isso ocupa um espaço imenso de suas instalações prediais.

Com um sistema de gestão integrado, moderno e 100% web, ou seja, sem penalizar a memória dos computadores de sua empresa. Além de tudo isso, o seu sistema ainda é customizável, por isso, ele irá se adaptar completamente às características e demandas de sua escola ou faculdade.

Conheça o Dominus, da Amber Sistemas. Ele pode fazer muito por você. Acesse

Todo gestor precisa de um sistema de Gestão Escolar?

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *