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Tendências em pós graduação/MBA

Boa parte das pessoas, ao concluir o curso de graduação, começa a planejar como darão sequência à sua carreira acadêmica.

De imediato, é possível optar pela especialização, mestrado ou MBA, esse último voltado para quem pretende aprimorar seu conhecimento em administração e no mundo corporativo.

Para fazer a melhor escolha, é preciso levar em conta o futuro profissional ao qual a pessoa almeja.

Além disso, tanto os estudantes que estão nesse processo de decisão quanto os professores devem estar por dentro das novas tendências em cursos de pós-graduação.

Basicamente, quem tem o objetivo de seguir como pesquisador e se imagina realizado dando aula para o terceiro grau, pode ter no mestrado a melhor alternativa.

Já quem prefere uma formação mais voltada à prática do mercado e quer consolidar sua carreira profissional em uma empresa ou mesmo empreendendo, deve olhar com mais atenção para a especialização e MBA.

E quais são as tendências em cursos de pós-graduação?

 

Uma das principais tendências é a internacionalização do ensino, ou seja, as instituições que ofertam cursos de pós-graduação têm se preocupado em firmar convênios com universidades do exterior.

O intuito é facilitar a mobilidade dos estudantes de um país para o outro, possibilitando que a pesquisa tenha seus limites ampliados.

Além disso, especialistas defendem também que no Brasil existe a necessidade de criar mais “universidades de classe mundial”, que são instituições reconhecidas pela excelência de ensino, com um corpo docente forte e em quantidade suficiente para bem atender aos alunos e que investem tanto na melhoria constante da estrutura quanto em pesquisa.

Entidades dentro desse padrão, que disponibilizem cursos de pós-graduação, podem ser um dos pontos chave para melhorar todo o terceiro setor do Brasil e fazer com que o país cresça economicamente.

Outra tendência que deve ser observada na pós-graduação é a modernização.

Cursos que insistem em reproduzir o modelo de “educação bancária”, que se restringem ao quadro e giz, colocando o professor como emissor do conhecimento e o aluno como receptor, vão perder cada vez mais espaço no decorrer dos próximos anos.

Inclusive, nesse cenário, o ensino à distância tem se fortalecido e ganhado reconhecimento, inclusive por parte dos empregadores, que, inicialmente, tinham certo preconceito com estudantes que optavam por esse método de educação.

Por meio da tecnologia, os alunos são incentivados a buscar o conhecimento e a olhar para o mercado, não se prendendo mais à teoria.

Por falar em olhar para o mercado, isso tem se observado fortemente nos cursos de MBA brasileiros.

As universidades daqui perceberam antes mesmo de instituições internacionais que a formação voltada para os negócios deveria ter uma abordagem diferente.

Professores procuram dar espaço para CEOs de grandes empresas; extrapolam os limites físicos da sala de aula e têm feito o possível para mostrar aos alunos como é se tornar um homem ou mulher de negócios.

Também existe uma abertura cada vez maior para as ideias que partem dos próprios estudantes, que são incentivados a criarem novos modelos de negócios respaldados pelo planejamento e estratégia.

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