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Saiba como avaliar as atividades pedagógicas dos professores corretamente

Avaliar as atividades pedagógicas dos professores corretamente, garante que o trabalho deles esteja sempre alinhado com a instituição. Cada escola tem seus valores e isso é revelado no tratar com os alunos, nos exercícios passados diariamente e outras ações.

Por isso, todo o corpo docente deve atuar em conjunto para suprir as demandas dos estudantes. Sendo assim, saiba algumas dicas para avaliar as atividades antes de irem para a sala de aula, a fim de promover um aprendizado coerente e completo para seus alunos.

Avalie as atividades pedagógicas pela sua organização e estética

Um fator muito importante quando avaliamos uma atividade é perceber a organização e estética — com a identidade visual da instituição —. As informações precisam estar alinhadas e de maneira a contribuir para entendimento dos alunos. Assim, você precisa notar espaços para que o aluno informe seus dados, como nome, turma, data etc.

Além disso, veja se há espaço suficiente para que as atividades sejam realizadas pelos alunos, bem como figuras e termos usados na proposta, de modo a evitar imagens estereotipadas, termos problemáticos, entre outros. O nome da instituição também deve constar, entre outros dados importantes.

Analise com base nas concepções por trás de cada atividade

A fundamentação com base no PPP (Projeto Político-Pedagógico) exige que as atividades tenham um objetivo, que não sejam apenas mecanizadas, mas que possam trazer interação e reflexão. Dessa forma, é preciso analisar as atividades e sua concepção a fim de entender esses aspectos.

Sabemos que esse tipo de documento e os próprios valores da sua instituição devem nortear o ensino de forma geral. Então, nada melhor do que analisar essa questão detalhadamente, de forma que seus estudantes tenham formação adequada e aproveitamento real do tempo em sala de aula.

Veja aspectos pedagógicos das atividades

Cada atividade entregue aos alunos deve ter uma proposta, não importa o recurso: se o aluno fará um desenho, se deve trabalhar colagens, entre outros aspectos. Um trabalho com recorte e colagem pode ter a finalidade de ativar a coordenação motora, comum para alunos nos anos iniciais.

Dessa forma, nenhum exercício deve ser entregue para passagem do tempo, cada um deles deve contar um objetivo muito claro. As atividades infantis carregam muito o aspecto lúdico, divertido, mas não deixam de apresentar caminhos para o aprendizado.

Identifique o nível de dificuldade das atividades

As turmas são separadas a fim de atender as necessidades em cada nível das etapas escolares. Com isso, cada atividade deve estar condizente com o ano para o qual está proposta. Além disso, devemos também considerar a turma de forma específica, porque turmas do mesmo ano podem apresentar perfis antagônicos de aprendizagem.

Muitos detalhes fazem toda a diferença para bons resultados após a aplicação dos exercícios. Por exemplo, todas as atividades escritas podem ser muito intensas para algumas turmas. Precisamos considerar os alunos como indivíduos, se queremos ser condizentes com suas necessidades e obter aquilo que esperamos deles.

Faça a avaliação das atividades pedagógicas dos professores com base nessas dicas e analise com cuidado. Sabemos que cada dia contribuímos para construção do conhecimento dos alunos e cada detalhe importa muito.

É preciso compreender as necessidades da instituição e dos estudantes para um ensino mais completo!

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