os-novos-desafios-da-gestao-escolar

Os novos desafios da gestão escolar

Compartilhe! Share on Facebook2Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Não é uma exclusividade do Brasil falar que a instituição escola está em crise, mas podemos falar que o caso nacional tem muito mais agravantes.

Hoje em dia, focar sua atenção em uma única fonte se tornou uma tarefa difícil, principalmente para os jovens que têm acesso a conteúdos mais interessantes na palma de suas mãos.

A cultura digital trouxe um mar de possibilidades que rivaliza a escola e, infelizmente, ela está perdendo.

Una isso ao fato das escolas seguirem regras arcaicas de ensinamento e pecarem em seu principal dever, preparar crianças e jovens para o futuro, promovendo uma união entre instituição de ensino e a família, outra peça chave na educação do aluno.

Tudo isso deve ser considerado ao se gerir uma escola, sua integração com as famílias dos alunos, seu método de ensino e sua capacidade de adaptação para esse mercado de constante mudança.

Gestor, diretor e professor

os-novos-desafios-da-gestao-escolar

Toda escola é definida por seus professores, mas por trás de cada um, há alguém que gerencia toda a instituição, o diretor.

Essa pessoa, ou grupo de pessoas, representa a autoridade máxima dentro de uma escola, funcionando como um guia tanto para alunos quanto para educadores.

Antes de se tornarem diretores, essas pessoas normalmente precisam passar um tempo lecionando, para entender o ambiente de sala de aula e como funciona a educação.

Isso é mais do que necessário, pois o diretor precisa saber a importância dos professores e suas dificuldades.

Além disso, ele funciona como gerente de uma empresa, chefiando a instituição.

Um dos principais problemas atualmente é a importância que os alunos dão à escola.

Várias áreas de trabalho, principalmente as que envolvem o meio digital, tecnicamente não precisam dos ensinamentos das escolas, pois esta se foca mais no ambiente acadêmico.

Quantas pessoas não reclamam que só aprenderam o necessário para trabalhar com cursos técnicos, faculdade ou até mesmo na internet?

Essa questão atinge também o Brasil, que possui ainda mais agravantes por causa da situação sofrível de seu ensino.

Pouca relevância das escolas, falta de investimento na formação de professores e o total descaso com a educação de uma maneira geral, o Brasil tem se tornado um ambiente dificílimo para se trabalhar com escolas.

Para piorar, a maior parte da população vive em um estado de necessidade tamanho que as escolas, da maneira que elas são hoje, não lhe servem para melhorar suas vidas.

Como melhorar?

Essa é uma pergunta complicada, pois não há uma resposta direta. A principal ação, no entanto, é estar sempre aberto à novas ideias.

Investir em tecnologia ou novos métodos de ensino, talvez mais práticos, unindo a teoria a algo mais palpável, seja uma solução mais duradoura.

Abraçar o meio digital como uma forma de reforçar o ensino é essencial, pois isso não só facilita o trabalho do professor, como te toda a instituição, além de prender mais o interesse dos alunos.

Softwares de gestão, que integram as funções administrativas da escola com ferramentas de ensino e acompanhamento acadêmico tem se mostrado ótimas soluções para a maior arte dos problemas escolas.

Por fim, um trabalho social para integrar os alunos, suas famílias e as escolas, pois sem a educação familiar, é impossível de educar uma pessoa.

Ações sociais, atividades que unem familiares e estudantes são essenciais para manter uma boa relação entre família e instituição.

Focando nestes problemas, gerir uma escola é mais do que chefiar uma empresa, é necessário um cuidado especial com seus funcionários e pedagógico com os alunos.

O diretor é, muitas vezes a personificação da escola, por isso ele deve servir de exemplo para todos na instituição.

Referências:
• NÚCLEO DO CONHECIMENTO. A gestão escolar no século XXI: os desafios nos novos gestores. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/gestao-escolar>. Acesso em: 19 de abril.

• AGENDAEDU. Os desafios da gestão escolar na atualidade. Disponível em: <https://blog.agendaedu.com/gestao-escolar/os-desafios-da-gestao-escolar-na-atualidade/>. Acesso em: 19 de abril.

• DIRECIONAL ESCOLAR. Desafios da gestão escolar. Disponível em: <https://direcionalescolas.com.br/desafios-da-gestao-escolar/>. Acesso em: 19 de abril.

Compartilhe! Share on Facebook2Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *