o impacto da tecnologia na sala de aula

O Impacto da tecnologia na sala de aula

Compartilhe! Share on Facebook13Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

O impacto da tecnologia na sala de aula, desde o ensino fundamental até o superior é um assunto que vem sendo muito discutido por profissionais, sem se chegar a um consenso.

Quando se fala em internet e, especialmente, o acesso a ela a partir do telefone celular, ainda é tudo bastante recente, de modo que o que se pode fazer é buscar uma forma de aprimorar sempre a construção do conhecimento.

Algumas considerações a respeito do uso da tecnologia nas escolas:

o impacto da tecnologia na sala de aula

• O uso do celular cresceu muito entre as crianças. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que entre os anos de 205 e 2011, o número de usuários desse dispositivo a partir dos 10 anos de idade teve um crescimento de 107,2%. O fato é que grande parte desses usuários leva o aparelho para a sala de aula.

Existe um projeto de lei circulando no Congresso e ainda em discussão cujo objetivo é proibir o uso de aparelhos eletrônicos portáteis dentro da sala de aula em todo o país. Desde a educação infantil até o ensino superior.

No final de 2015, o Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgou dados da pesquisa intitulada Tecnologia da Informação e da Comunicação. O estudo revelou que 79% dos alunos das escolas públicas acessam a internet pelo celular. Na rede privada de ensino, o número chega a 84%.

Diante desses números, é evidente que a tecnologia já faz parte da realidade na educação e ela pode ter impactos negativos ou positivos.

O impacto negativo vem quando há uma tentativa de proibir completamente o acesso aos dispositivos tecnológicos no ambiente escolar.

Primeiro, porque nem sempre a proibição é uma medida eficiente. Segundo, porque em casa e em outros espaços, os alunos vão continuar utilizando os aparelhos, mas talvez não estejam preparados para isso, porque não foram orientados.

O impacto positivo da tecnologia na sala de aula se percebe quando professores e pedagogos decidem utilizá-la de modo favorável, para incrementar a busca pelo conhecimento.

Isso pode se dar de diversas formas:

O uso de tablets em sala já é uma realidade em muitas escolas, tanto públicas quanto privadas.

Permite que, durante a aula e em momento oportuno, o aluno possa pesquisar sobre a matéria que está sendo exposta.

Esses aparelhos, distribuídos entre os estudantes, costumam ter aplicativos de atividades que podem ser monitoradas pelo professor;

Aulas expositivas e explicativas sobre como utilizar a tecnologia para aprender mais.

Os professores devem orientar seus alunos a respeito de como encontrar fontes de pesquisas mais fidedignas, por exemplo, ou como cruzar informações de diferentes websites.

Falar a respeito dos bancos de teses e dissertações disponíveis na rede e outros conhecimentos similares;

A lousa digital também já vem sendo utilizada em escolas e universidades.

Permite que o professor abra vídeos, imagens, reproduza músicas e interaja com essas ferramentas;

O próprio celular que o aluno leva pode ter um impacto positivo.

O professor pode permitir que o aparelho seja usado em momentos específicos, sob sua orientação e supervisão.

Abraços e até o próximo artigo!

“A Amber Sistemas deseja não só oferecer os mais avançados serviços tecnológicos, mas também contribuir com matérias relevantes para o mundo acadêmico”

Compartilhe! Share on Facebook13Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *