Blog

A tecnologia ajuda na educação inclusiva nas escolas

A tecnologia, além de ser um recurso essencial para a vida em sociedade, também trouxe diversos benefícios para a vida cotidiana e para os casos de educação inclusiva.

Não só devido ao fato de os tablets, computadores e smartphones conectados na internet podem ser utilizados como trabalho e no lazer, mas também, porque podem ser utilizados como ferramentas na educação.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ser utilizada na educação inclusiva? Continue lendo este post.

Educação Inclusiva

Com os preceitos da Constituição Federal, mas principalmente, depois do Estatuto da pessoa com deficiência (Lei 13.146 de 2015) restou garantido às pessoas com deficiência diversos direitos básicos, como o direito ao trabalho, lazer, segurança e a educação de qualidade.

Anteriormente, era muito difícil para as pessoas com deficiência se adaptarem ao ensino tradicional, diante de todas as limitações físicas e pedagógicas.

Atualmente, diante dos preceitos trazidos pela lei é necessário que o ensino seja acessível.

E, é neste momento que surge a educação inclusiva.

De acordo com este conceito, devem ocorrer mudanças na escola, sejam eles físicos, como a criação de rampas de acesso e elevadores, como também de pedagógicos, com recursos didáticos voltados para incluir as pessoas com deficiência, como livros digitais, programas de computador, jogos educativos em tablet etc.

Por que a tecnologia ajuda a educação inclusiva?

Existem os mais variados tipos de deficiência tanto física, como mental e para garantir que todos tenham uma educação de qualidade é indispensável o auxílio de ferramentas tecnológicas.

Estas tecnologias foram desenvolvidas especificamente para atender este público com deficiência e garantir que as pessoas com algum tipo de deficiência sejam incluídas.

A utilização de jogos em computadores ajuda a desenvolver diversos estímulos diferentes durante o aprendizado e garante que as crianças permaneçam mais concentrados e por mais tempo.

Dessa forma, se bem aplicada, a tecnologia pode garantir que as pessoas com deficiência aprendam e concluam no mesmo intervalo de tempo que os outros alunos.

Além de trabalhar com as chamadas habilidades socioemocionais, como a tomada de decisões, análise de problemas, resolução de conflitos etc.

Formas de utilizar a tecnologia em prol da inclusão

Entre os principais exemplos da tecnologia aplicada para a educação inclusiva temos:

Livros digitais

Uma das ferramentas tecnológica bastante utilizada é o livro digital. Qual criança não gosta de ouvir uma boa história?

Alguns contam com funcionalidades para a ampliação do tamanho da letra para que as pessoas que enxergam pouco consigam ler, leitura automática para cegos etc.

Outras funcionalidades que podemos citar em tecnologias específicas, como a mesa digital com jogos educativos Playtable, incluiu em suas possibilidades livros digitais em libras, onde ocorre a interpretação sincronizada da história em linguagem de sinais.

sites e equipamentos acessíveis

Os próprios sites e servidores já contam com ferramentas embutidos para garantir a acessibilidade dos usuários.

O sistema Windows é um exemplo, pois conta com funções específica para garantir o acesso. Entre elas, podemos citar narrador, lupa,

legendas ocultas, mouse virtual e teclado virtual.

Dicionário digital de libras

Elaborado por um grupo de especialistas, há uma ferramenta digital conhecida como dicionário digital de libras, onde existe os sinais filmados em movimento “traduzindo” as palavras de libras para português e de português para libras

Audiodescrição

Para os deficientes visuais, foram criados livros com imagens em alto-relevo, permitindo que a criança perceba os contrastes e as cores, e alguns ainda vem com um audiobook incluso.

Por meio do qual as crianças podem ouvir o enredo narrado, acompanhado da descrição das imagens.

A tecnologia ajuda na educação inclusiva nas escolas

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *