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Educação Infantil

A importância da educação infantil no desenvolvimento do cidadão

A educação infantil é a primeira etapa da formação acadêmica de uma criança, considerada do zero aos seis anos de idade.

A prática de colocar os filhos na escola antes do momento em que a lei o exige tem se tornado cada vez mais comum, até entre as famílias nas quais a mãe ou o pai não trabalham fora e teria disponibilidade para tomar conta deles.

Isso se deve à importância dessa etapa na formação do cidadão de modo integral.

Ao ser colocada na escola nos primeiros anos de vida, provavelmente esse vai ser o primeiro ambiente fora de casa que a criança irá frequentar.

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O primeiro local em que ela vai conviver diariamente com outras pessoas (professoras, colegas…) sem ter os pais por perto. Só esse fato já faz da educação infantil um ótimo exercício de cidadania e vivência em sociedade.

Mas a importância dessa fase escolar na formação do cidadão não para por aí: engana-se quem pensa que crianças pequenas vão à escola “para brincar” e que investir nisso é desperdício.

Os pequenos precisam ter o seu potencial de aprendizado incentivado e isso depende de técnicas pedagógicas que apenas profissionais sabem aplicar perfeitamente.

Uma criança que vai para a escola desde cedo, começa a ter contato com os livros, por exemplo.

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Ela terá acesso a uma série de títulos diferentes, que vão despertar a sua curiosidade.

Isso é crucial para que, na juventude e fase adulta, ler se torne um hábito. E como já é de conhecimento geral, a leitura é essencial na formação de um cidadão crítico, que compreende o mundo que está à sua volta.

É claro que as crianças com menos de seis anos de idade brincam na escola, mas é uma brincadeira orientada. Não se trata exclusivamente de distraí-las, mas sim de aproveitar a ludicidade para promover o seu desenvolvimento social, motor e cognitivo.

Importante ressaltar que, embora os profissionais do segmento saibam que a educação infantil não é o momento de alfabetizar a criança (exceto quando isso acontece de forma espontânea), muitas vezes, os pais não têm essa consciência.

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Esperam que os filhos de três anos voltem da escola sabendo ler e escrever e podem até se decepcionar quando isso não acontece.

Por isso, cabe aos educadores conversar abertamente com essas famílias e explicar qual é a sua função e de que forma ela contribui para o crescimento intelectual dos pequenos.

Outro detalhe fundamental: na educação infantil, a sala de aula se torna um ambiente mágico, com cores, personagens, brinquedos e muitos elementos que atraem a criança e fazem sentir satisfação por estar ali.

Portanto, é uma excelente oportunidade para que ela comece a gostar de ser um aluno, de estar em uma escola, com colegas e professores.

E um aluno que gosta de ir para a escola e se sente como se estivesse em casa, com certeza tem muito mais chances de conseguir um bom desempenho e até de ser mais feliz, visto que acaba passando bastante tempo nesse espaço.

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